Novo BMW Série 3 2023 muda visual, tem telas curvas e é sempre híbrido
Modelo mais vendido da BMW tem mudanças sutis e profundas no interior. E agora tem mecânica híbrida em todas as versões
Na última semana foram reveladas imagens do primeiro facelift do BMW Série 3 que está em sua quinta geração, mas agora o sedã é apresentado oficialmente. As vendas na Europa começam em setembro deste ano, mas não deve demorar muito para sua produção em Araquari (SC) começar.
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O BMW Série 3 é o carro mais vendido da marca em todo mundo e também foi é o sedã de luxo mais vendido na Europa em 2021, com 115.000 unidades contra 81.000 exemplares do Mercedes Classe C e 77.000 do Audi A4. No Brasil, respondeu por mais de 70% das vendas do segmento com 6.009 emplacamentos contra 561 do Mercedes e 530 do Audi.
O que muda no BMW Série 3 2023?
Na dianteira notamos que os faróis são agora mais estreitos e que as luzes de condução diurna assumiram uma forma em “L” invertido. Os faróis são em LED e podem ser adaptativos caso o cliente opte pelo pacote opcional.
A caraterística grade em “rim” viu os seus traços ligeiramente retocados, incorporando agora barras verticais duplas, mas sem ganhar proporções exageradas como em outros carros da marca.
Na traseira, há uma superfície maior pintada na cor da carroceria, lanternas igualmente mais finas e ponteiras de escape de maior diâmetro (90 a 100 mm, dependendo da motorização). Nesse facelift nenhum Série 3 estará equipado com rodas menores do que de 17”.
Quem gosta de versões mais esportivas poderá optar pelo pacote M Sport com uma grade em padrão colmeia, para-choques de desenho específico e rodas de 18”. Há, ainda, ponteiras de escape trapezoidais e tampas de retrovisores em preto brilhante.
Outro pacote esportivo é o M Sport Pro, com revestimentos exteriores exclusivos, além de um sistema de frenagem M que inclui pinças vermelhas.
Interior à moda dos BMW i
Por dentro a configuração e as soluções tecnológicas aproximam o Série 3 dos mais recentes modelos da BMW, especialmente os elétricos iX e i4. Passam a ser usadas duas telas digitais curvas: a do quadro de instrumentos é de 12,3” e a da central multimídia, de 14,9”. Há uma significativa redução do número de comandos físicos, sendo favorecido os táteis e os por voz.
O seletor da caixa automática Steptronic de oito velocidades (que passa a ser a única disponível) apresenta um novo desenho e está posicionada no console central.
Passam a ser sempre de série os sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, o sistema de navegação, o retrovisor interno eletrocrômico e o ar condicionado automático de três zonas.
O progresso registado nos sistemas de conectividade e de interação do motorista com o veículo é enorme, fruto da adoção do recente sistema que a BMW usa em todos os seus novos modelos.
No caso das versões híbridas plug-in, o app My BMW funciona como uma preciosa ferramenta para que os processos de carregamento da bateria sejam o mais fluidos e rápidos possível. Foi melhorada a integração de dispositivos Android e Apple e passa a ser possível efetuar atualizações remotas (over-the-air) de software e funções do veículo.
Gasolina, diesel e híbridos plug-in
A gama de motores é idêntica e mantém-se bastante ampla, entre diesel e gasolina (todos híbridos leves ou mild hybrid).
O motor de quatro cilindros, 2.0 é a base das versões 318i (156 cv), 320i (184 cv), 330i (245 cv), enquanto o 340i (374 cv) usa a unidade de seis cilindros em linha, 3.0 litros, com tecnologia mild hybrid.
Os diesel baseiam-se no bloco de 2 litros sempre mild hybrid, com potências de 150 cv (318d), 190 cv (320d) e 286 cv (330d). O 340d também é servido por um motor de seis cilindros, 3 litros, igualmente mild hybrid.
Resumidamente, a eletrificação leve consiste em um motor de arranque/gerador que atua como propulsão elétrica para assistir o motor de combustão para que este funcione nos regimes mais eficientes, além de fornecer 11 cv que ajudam a tornar a aceleração mais imediata.
Por último, os híbridos plug-in juntam o mesmo motor de quatro cilindros a gasolina a um motor elétrico de 109 cv nas duas variantes 320e (204 cv/35,6 kgfm) e 330e (292 cv/42,8 kgfm), qualquer delas com uma autonomia elétrica de 54 a 62 km.
A versão renovada chega com todas essas versões no mercado europeu até setembro de 2022 e ainda não foram revelados os preços definitivos. A expectativa é que chegue por aqui em 2023, mas com uma gama menor de versões.
Fotos do BMW Série 3 2023