Black Friday: assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Novo BMW X3 ganha frente polêmica e agora só vem com tração integral

Ainda que um facelift, novo visual do BMW X3 é ação ousada da marca. Nova linha ainda traz melhorias tecnológicas e alterações mecânicas

Por João Vitor Ferreira
Atualizado em 19 jun 2024, 17h26 - Publicado em 19 jun 2024, 17h22
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O visual do novo BMW X3, ao menos de frente, surgiu antes da hora graças a uma imagem vazada há alguns dias. Agora, a montadora alemã decidiu apresentar a nova linha do SUV com todas as novidades que não conhecíamos ainda.

    Visualmente, o novo BMW X3 está mais parecido com o esportivo XM. Com o lançamento oficial, descobrimos que o polêmico desenho da grade, que causou diversas comparações na internet, é opcional no modelo mais básico (X3 20 xDrive) e no híbrido plug-in (X3 30e xDrive). Na versão M50 XDrive, com pegada esportiva, a peça é iluminada de de série, substituindo, entretanto, a combinação de linhas verticais e diagonais por simples aletas horizontais.

    Vale lembrar que esse será um ponto de virada para a família de SUVs. Isso porque a próxima geração do iX3, versão elétrica do X3, não compartilhará o mesmo visual do seu ‘irmão’, sendo baseado no conceito Neue Klasse.  A imagen vazada não mostrava como eram interior, de forma que agora podemos ver que a BMW deu uma bela renovada na cabine, com intuito de deixar o X3 mais próximo dos seus carros mais novos. 

    BMW X3
    Grade polêmica é exclusiva das versões mais básicas (Divulgação/BMW)

    O SUV ganhou o onipresente par de telas unido sob uma moldura curvada, num total de aproximadamente 25″ que servem como quadro de instrumentos e a central multimídia. O novo sistema traz recursos como a possibilidade de baixar jogos e utilizar aplicativos de streaming e navegação com realidade aumentada sem necessidade Apple Carplay e Android Auto, ainda que eles estejam disponíveis sem fio.

    Outro destaque é a decoração com uso intenso da BMW Interaction Bar, que é o nome dado às luzes coloridas nos frisos do painel que pulsam e mudam de cor, seja para indicar algo para o motorista ou para dar certa ao assistente de voz do carro.

    Continua após a publicidade
    BMW X3
    (Divulgação/BMW)

    O X3 também ganhou melhorias no seu motor: as versões mais baratas são híbridas leves, com a tração integral e transmissão automática de oito marchas. No X3 20 xDrive, com motor 2.0 turbo a gasolina, isso resultou em 6 cv e 5 kgfm extras, levando-o aos 258 cv 40,78 kgfm. Essa versão vem equipada de quatro cilindros em linha. Também há o X3 20d xDrive, com motor 2.0 a diesel e também híbrido leve; são 197 cv que levam-no de 0 a 100 km/h em 7,7 s, mas um propulsor mais robusto está previsto talvez para a próxima linha.

    BMW X3

    Continua após a publicidade

    Enquanto isso, o plug-in usa o mesmo 2.0 turbo do modelo mais básico e um outro motor elétrico para chegar aos 299 cv. A bateria não foi especificada, mas garante autonomia elétrica de até 90 km, segundo a BMW. O câmbio também é automático de oito velocidades e a tração é integral.

    BMW X3
    (Divulgação/BMW)

    Já no mais esportivo BMW X3, o M50 xDrive, sob o capô vai um motor 3.0 turbo de seis cilindros em linha, cujo ganho foi de 12 cv e 8,15 kgfm. Agora são a 399 cv e 59,1 kgfm, mas o tempo de 0 a 100 km/h permaneceu em 4,6 s.

    BMW X3
    (Divulgação/BMW)
    Continua após a publicidade

    No mais, a BMW também trouxe mudanças que, segundo a montadora, melhoram a capacidade do SUV de fazer curvas. Entre as alterações, os engenheiros rebaixaram o SUV, adicionaram bitolas mais largas na traseira, deixaram a carroceria mais rígida e fizeram ajustes de geometria da suspensão.

    BMW X3
    (Divulgação/BMW)

    Como de costume, a versão M50 ainda tem seus toques especiais, como amortecedores adaptativos, freios M Sport, rodas de 20 polegadas, exclusivas diferencial traseiro M Sport e saídas de escape quádruplas.

    BMW X3
    (Divulgação/BMW)
    Continua após a publicidade
    Compartilhe essa matéria via:

    Sem uma versão com tração traseira, o preço-base do X3 sobe um pouco. O SUV parte dos US$50.675 e vai até os US$65.275, cerca de R$ 340.000 e R$ 356.650, respectivamente. A BMW ainda não disse quando a atualização chega ao Brasil.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou
    ou ainda

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.