Novo Camaro ZL1 1LE: o muscle car devorador de curvas
Nova versão combina motor V8 Supercharged com pacote aerodinâmico e suspensão focados nas pistas de corrida
Poderia ser uma senha alfa-numérica gerada por computador, mas ZL1 1LE são as siglas que identificam o Chevrolet Camaro mais rápido (em pistas) de todos os tempos.
O que faz dele mais especial que o Camaro ZL1, que já é bastante impressionante, são a aerodinâmica e a suspensão ajustável do pacote 1LE, desenvolvidos para aumentar o apetite do muscle car por curvas.
O pacote era oferecido com os motores V6 e V8 aspirados desde o ano passado e agora pode ser combinado com o motor V8 6.2 LT4 Supercharged de 650 cv e 88,5 mkgf da versão ZL1 acoplado a um câmbio manual Tremec de 6 marchas com relação de diferencial mais curta e o Active Rev-Matching – um sistema que equaliza as rotações assim que a embreagem é acionada, para otimizar as trocas de marcha.
Em testes preliminares na pista de testes de Milford Road Course, a nova versão foi 3 segundos mais rápida por volta que o Camaro ZL1 original. O circuito tem 4,6 quilômetros e 18 curvas.
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Nos bastidores do ganho de desempenho estão a asa traseira de fibra de carbono, os apêndices aerodinâmicos específicos do pacote e a suspensão com amortecedores ajustáveis, com válvulas Dynamic Suspensions Spool Valve (DSSV).
Além disso, a torre da suspensão dianteira tem câmber facilmente ajustável e o conjunto traseiro ganha barra estabilizadora com três ajustes de rigidez. De acordo com a GM, os ajustes podem ser feitos facilmente nas pistas e desfeitos no fim do dia, antes de pegar a estrada de volta para casa.
O contato com o asfalto fica por conta dos pneus Goodyear Eagle F1 Supercar 3R, desenvolvidos especificamente para o Camaro ZL1 1LE. Eles oferecem aderência lateral máxima de 1,10g e foram projetados para aquecerem mais rápido, o que ajuda a manter constância na aderência e velocidade em curvas. Além disso, a área de contato com o piso é 10% maior que a de outros pneus equivalentes.
Com o pacote 1LE o Chevrolet Camaro também fica mais leve. Suas rodas (aro 19″) e amortecedores pesam menos que os convencionais do ZL1. O vidro traseiro com espessura reduzida e o banco traseiro fixo também contribuíram para a redução de 27 kg no peso total do carro.
Ainda assim, estamos falando de um esportivo de 1.733 kg que não abre mão de sistema de som Bose, bancos ventilados, ar-condicionado automático de duas zonas e freios Brembo. As vendas da nova versão nos Estados Unidos terão início no final deste ano, já como linha 2018.