Em decisão surpreendente, a Volkswagen não só confirmou a produção do novo Polo Track como garantiu que será esse seu modelo de entrada no Brasil. Desse modo, o hatch assumirá o posto de “carro popular” da VW no país ainda em 2021.
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A confirmação veio do diretor de finanças da Volkswagen, Alexander Seitz, que garantiu a inédita versão aventureira como carro de entrada para o mercado nacional. Ainda de acordo com Seitz, a decisão faz parte da estratégia de compensar expectativas 30% menores para o Brasil em relação à média global no que tange à retomada pós-pandemia.
A produção do Polo Track já havia sido anunciada no ano passado, mas pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e Região (Sindmetau). Entre outros acertos trabalhistas, ficou definido que o Track será fabricado exclusivamente na planta do Vale do Paraíba, hoje responsável pela produção do Gol – o Up já saiu de linha, em abril.
Um dos ponto citados por Seitz — ajustes na capacidade produtiva por meio de turnos de trabalho reduzidos — foi aplicado na semana passada de maneira drástica, com a interrupção das plantas da VW no Brasil. A companhia, entretanto, justificou apenas questões sanitárias na tomada de decisão.
O nome do Polo Track até gerou especulações de que se tratava de uma versão “aventureira” do hatch — notório por sua ampla gama de modelos que vão de R$ 67.790 (1.0 MPI) a R$ 123.090 (GTS).
A verdade, entretanto, é que o Track focará na economia e terá preço inicial ao redor do que é praticado pelo Fox 1.6 Connect (R$ 61.690) e pelo lendário Gol 1.0 (R$ 63.350).
A opção se deve, principalmente, à necessidade de que veículos novos tragam itens de segurança como controle de estabilidade. Em vez de modernizar projetos antigos, a VW parece ter optado por um Polo humilde, que oferece ESC mas economiza onde dá para manter o preço abaixo dos R$ 60.000.
Esse preço seria praticado com o mesmo motor 1.0 de 84 cv da atual versão de entrada. Contudo, o Polo Track também poderá ser equipado com o motor 1.6 16V de 120 cv, com câmbio manual de cinco marchas ou automático de seis.
Novos equipamentos? Só no Polo reestilizado
Dianteira do novo Polo terá novo para-choque e faróis redesenhadosOs caprichos estéticos seriam um jeito de disfarçar que o Polo Track não seguirá a reestilização do Polo prevista para a linha 2022. A estratégia será, justamente, enviar o ferramental do Polo mais antigo para Taubaté e produzir o novo em São Bernardo do Campo (SP).
A fabricante alemã se preocupa em não deixar que as novidades do modelo inspirado no Golf contrastem com o Track e seu design de 2017.
Entre os novos equipamentos estarão a central multimídia VW Play de 10 polegadas, que estreou no Nivus, e assistentes de condução avançadas, como o piloto automático adaptativo (ACC) e a frenagem autônoma de emergência.
O Polo reestilizado será vendido apenas com motores turbo: o 1.0 TSI de 128 cv e 20,4 kgfm nas versões Comfortline e Highline, e o 1.4 TSI de 150 cv e 25,5 kgfm na versão GTS.
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