Embora o Chevrolet Tracker tenha ganhado uma nova geração no Brasil há cerca de dois anos e meio, apenas agora a antiga geração do SUV compacto será substituída nos Estados Unidos. O chamado Chevrolet Trax teve sua nova geração apresentada agora e é derivado do Chevrolet Seeker sul-coreano, um SUV médio com motor de compacto.
O novo Chevrolet Trax 2024 é o mais novo carro de entrada da Chevrolet nos Estados Unidos, onde terá a missão de preencher a lacuna dos Spark, Sonic e Cruze, que saíram de linha nos últimos anos. Com preço inicial de 21.495 dólares, cerca de R$ 114.200 ao câmbio atual, o Trax é mais barato que o TrailBlazer, que parte dos 22.100 dólares.
Curiosamente, o novo Trax é muito maior que o TrailBlazer. São 4,54 m de comprimento, 2.70 m de entre-eixos, 1,82 m de largura e 1,56 m de altura. O TrailBlazer tem 4,40 m de comprimento e 2,64 m de entre-eixos, basicamente as dimensões de um Jeep Compass.
Assim como o Seeker, o Chevrolet Trax não faz questão de disfarçar sua inspiração nas linhas da Blazer vendida nos Estados Unidos. É comprido, tem para-lamas bem proeminentes e os faróis são divididos em duas partes.
A fabricante divulgou imagens de duas versões, a aventureira Activ, que tem dianteira com para-choque exclusivo, e a esportivada RS, que tem a mesma frente do Seeker, com um prolongamento plástico que começa na grade e acaba na seção inferior do para-choque.
Por dentro, um estilo mais ousado que o da geração passada se repete, com quadro de instrumentos digital e uma central multimídia de 8 polegadas quase integrada, porém voltada para o motorista. Os comandos do ar-condicionado e as saídas de ar centrais acompanham essa inclinação. O console central, com a alavanca de câmbio e dois grandes porta-copos, é isolado do painel.
Para ajudar a apagar a imagem de carro de locadora do Trax antigo, o novo tem até equipamentos de carros mais caros, como os vidros de privacidade e o cancelamento de ruído ativo, além de piloto automático adaptativo, monitor de pontos cegos e alerta de tráfego cruzado.
O motor é menor e mais fraco que o antigo. Em vez do quatro-cilindros 1.4 turbo de 150 cv, passa a usar o motor três-cilindros 1.2 de 139 cv e 22,3 kgfm. É o mesmo motor usado no Chevrolet Tracker Premier, porém com 7 cv e 1,9 kgfm a mais. O câmbio é sempre automático de seis marchas e a Chevrolet garante que o novo Trax é mais rápido que o antigo: chega aos 100 km/h me 8,9 segundos.