Novo Citroën C3 estreia na Índia pela metade do preço de um HB20
Modelo chega com um dos carros mais baratos do mercado indiano: versão topo de linha, com motor 1.2 turbo, sairá por menos de R$ 60.000
Após passar pelo crivo da imprensa local, que se dividiu entre elogios e duras críticas ao modelo, o novo Citroën C3 de “baixo custo” enfim chegou às lojas na Índia. Ao menos por lá, o modelo cumpre a promessa de ser um modelo barato e parte de equivalentes R$ 39.000 – praticamente metade de um Hyundai HB20 2023 no Brasil.
Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90
No mercado indiano, o novo C3 chega em três versões diferentes. A Live, equipada com motor 1.2 de 83 cv e câmbio manual de cinco marchas, começa em 5,71 Lakhs, ou R$ 39.000 em conversão direta para a moeda brasileira. Logo acima, a Feel, com o mesmo conjunto mecânico, parte de R$ 45.000, ou 6,63 Lakhs.
Por fim há, uma segunda variante da versão Feel ganha motor 1.2 turbo de 111 cv e câmbio manual de seis marchas. Isso faz com que o preço inicial suba para 8,06 Lakhs, ou R$ 54.000.
Os preços de lançamento tornam o novo Citroën C3 um dos carros mais baratos da Índia. Em seu segmento, ele só fica atrás do Maruti Ignis, que pode ser comprado a partir de R$ 36.000 na conversão direta. Outros concorrentes, como Nissan Magnite, Renault Kiger e Tata Punch, nenhum à venda no Brasil, têm preços iniciais acima dos R$ 40.000.
Por falar em Brasil, os preços do C3 indiano fogem completamente à realidade brasileira e jamais serão iguais ou ao menos parecidos. Por aqui, onde ele estreia entre agosto e setembro, e o carro mais barato do país (o Renault Kwid Zen) não sai por menos de R$ 64.690, há chances, porém, de que o modelo feito em Porto Real (RJ) estreie por menos de R$ 70.000.
Vale dizer que, na Índia, um Kwid é vendido a partir de equivalentes R$ 31.000 e chega a R$ 40.000 – ou seja, é posicionado abaixo do novo C3. O posicionamento por aqui será ligeiramente distinto.
Assim, mesmo com dimensões mais robustas, o Citroën deverá enfrentar, além do Kwid e do Fiat Mobi, as versões de entrada de hatches compactos, como Chevrolet Onix, Hyundai HB20, Volkswagen Polo e o “primo” Peugeot 208. Para isso, a marca quase dobrará seu número de concessionárias no Brasil.
Outra diferença do C3 brasileiro para o indiano, além do preço, será o conjunto mecânico. No Brasil, ele deverá ter – inicialmente – as mesmas combinações do 208: motor 1.0 6V Firefly aspirado de 75 cv, sempre com câmbio manual, e o longevo 1.6 16V de 120 cv com opção manual ou automática.