Novo Citroën C3? Miniatura revela visual e nome do novo compacto nacional
Nova geração do Citroën C3 terá pegada de SUV compacto e plataforma simplificada do Peugeot 208
Projeto CC21 ou SC21, tanto faz. Mas pelas imagens de uma miniatura divulgadas no Instagram, o nome do mais novo compacto nacional será, simplesmente, Citroën C3. E seu lançamento está programado para outubro.
Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90
Mesmo em escala, fica claro que esta nova geração do C3 desenvolvida exclusivamente para países emergentes terá proposta completamente diferente daquela que conhecemos. O hatch compacto estiloso foi transformado em SUV compacto – ou quase isso. Qualquer semelhança com a proposta do Renault Kwid não é mera coincidência.
Flagras recentes já permitiam notar a suspensão elevada e o capô mais definido, e que a carroceria é mais quadrada. A miniatura ainda revela as molduras nas caixas de roda e os plásticos pretos na base das portas, o que ajuda a dar a impressão de que o carro é ainda mais alto. Teto de cor contrastante e separado do resto da carroceria por elementos pretos é outro detalhe marcante.
A frente segue o novo estilo da Citroën, com luzes diurnas de leds separados dos faróis, sendo que todos os elementos ópticos são unidos por um “X” cromado. Há, ainda, molduras na cor do teto para os faróis de neblina.
Na traseira, chama atenção o formato das lanternas, com a parte vermelha formando um “C” em alto relevo. O para-choque com a base sem pintura ajuda a evocar o lado aventureiro do carro.
O novo Citroën C3 2022 será posicionado abaixo do Peugeot 208. Ele usa a nova plataforma global modular CMP, que estreou no Brasil com o novo Peugeot 208 (este, fabricado na Argentina), mas com modificações significativas nas dimensões e também para a simplificação e redução de custos.
Em porte, estaria mais próximo de um Renault Sandero. Mas se o C3 e o C4 Cactus que aparecem nas imagens estão na mesma escala, é possível inferir que o novo C3 será até mesmo mais alto.
Seguindo a regra de complementaridade das linhas entre Peugeot e Citroën, o novo compacto da Citroën será mais barato que o novo Peugeot 208. Justamente por isso, o substituto do C3 seguirá com o motor três cilindros 1.2 Puretech flex de 90 cv, além do 1.6 16V de 118 cv. Mas, por conta da Stellantis, é possível que ele venha a receber os motores 1.0 e 1.3 Firefly, da Fiat, futuramente.
Família completa
O hatch aventureiro será o primeiro de uma nova família de carros compactos da Citroën. Futuramente, um novo carro com visual mais próximo de um SUV poderia substituir o Aircross e o C4 Cactus ao mesmo tempo, enquanto o terceiro carro da família seria um sedã compacto.
O lançamento deles no Brasil está previsto para acontecer ao longo de 2022. A Índia ainda terá um quarto modelo a ser lançado em 2023.
Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.