Black Friday: assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Novo Classe G ganha versão que usa diesel S500 e é restrita a militares

Mercedes-Benz troca luxo por robustez, confiabilidade e mais poluição em seu novo Classe G, de uso militar

Por Eduardo Passos
Atualizado em 6 out 2021, 14h01 - Publicado em 6 out 2021, 13h58
Para os militares é bom que o U
Para os militares é bom que o U “utilitário” em SUV seja cumprido ao pé da letra (Reprodução/Mercedes-Benz)

Queridinho de jogadores de futebol e outros milionários, o Mercedes-Benz Classe G ganhará uma nova versão, mais robusta. Dessa vez, entretanto, dinheiro não basta para comprá-lo e somente militares poderão adquirir a variante — ao menos por enquanto.

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90

O Classe G W464 foi revelado discretamente pela Mercedes-Benz, que buscou desvincular um pouco seu jipe da ostentação e, desse modo, torná-lo mais interessante para clientes como exércitos e forças de segurança.

 

O W464 não será o primeiro Classe G militar — sendo essa, inclusive, a função original do mais bruto dos Mercedes. A variante bélica oficial mais recente, entretanto, é a W461, com 29 anos nas costas e usada por forças variadas ao redor do mundo.

Continua após a publicidade

Gostos estranhos

Em nome da robustez, Classe G militar será menos potente e mais poluidor
Em nome da robustez, Classe G militar será menos potente e mais poluidor (Reprodução/Mercedes-Benz)

Para atender especificações técnicas, a Mercedes alterou aspectos curiosos do motor 2.9 a diesel, utilizado no Classe G350d, que vemos nas ruas. Originalmente com 286 cv, o seis-cilindros terá apenas 249 cv na variante militar, com os mesmos 61,2 kgfm de. O motor alterado poluirá mais, dado que os rígidos padrões ambientais da União Europeia foram ignorados para que o jipe pudesse rodar com diesel S500, mais comum em zonas de combate e com 50 vezes mais enxofre. 

Versão militar rebocará até 3,5 toneladas
Versão militar rebocará até 3,5 toneladas (Reprodução/Mercedes-Benz)

E como vale mais o desconforto da viagem do que se tornar alvo fácil por conta de falhas mecânicas, o W464 contará com suspensão por eixos de torção, mais simples e robusta, na frente e atrás.

Obviamente a parafernalha voltada ao conforto e luxo foi retirada, e o interior é rústico. A nova peça de guerra alemã tem câmbio automático de nove marchas e opcionais como o tamanho do tanque (80 l ou 96 l), capacidade de carga (1 t ou 2,5 t) e variantes em duas ou quatro rodas.

Continua após a publicidade

Guerra urbana

Classe G W464 deve aguentar temperaturas de -35º C a 50º C
Classe G W464 deve aguentar temperaturas de -35º C a 50º C (Reprodução/Mercedes-Benz)

Veículos militares ganharem versões amaciadas para as ruas é história antiga na indústria, e com o Mercedes-Benz Classe G W464 a história pode se repetir. Segundo relatos do site australiano WhichCar, a fabricante já prepara uma versão do W464 com interior confortável e multimídia.

Ao mesmo tempo, protótipos do que pode ser a versão militar ou civil do Classe G em questão seguem flagradas em testes públicos. Uma suposta fonte interna da marca afirma que o modelo comercial, claro, não rodará com diesel S500 e usaria o motor 2.9 do G400d, com 330 cv. Mas, especulações à parte, uma coisa é certa: o novo Mercedes militar estará à venda a partir do meio do ano que vem, sem preço revelado.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital

CAPA quatro rodas setembro edição 749
A edição 749 de QUATRO RODAS já está nas bancas! (arte/Quatro Rodas)
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou
ou ainda

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.