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Corvette Z06 tem V8 aspirado mais potente já feito e pode vir ao Brasil

O novo Corvette mantêm o DNA das pistas característico dos Z06 e beira os 680 cv sem assistência de turbocompressores

Por João Vitor Ferreira
Atualizado em 27 out 2021, 15h43 - Publicado em 26 out 2021, 19h33
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  • “O novo Corvette Z06 define o supercarro americano”. Essa frase foi dita pelo atual presidente da GM, Mark Reuss, para descrever o novo lançamento da Chevrolet. A julgar pelo novo e mais potente motor V8 já construído para um carro de produção, fica difícil discordar. 

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    Com o visual revelado a cerca de um mês, faltava ainda descobrir como pulsava o coração do superesportivo. Dúvida essa, que foi sanada hoje com a revelação oficial de que o Corvette Z06 terá motor V8 LT6 5.5 naturalmente aspirado que gera aproximadamente 680 cv a 8.400 rpm e 63,6 kgfm a 6.300 rpm. Nada de turbos ou assistência híbrida, apenas o bom e velho V8.

    Com um redline a 8.600 rpm, o small block atinge tranquilamente essas altas rotações graças ao seu virabrequim plano e curso reduzido. O sistema também apresenta bielas de titânio forjado e pistões de alumínio forjado, dois materiais resistentes e leves ao mesmo tempo, que também contribuem para o desempenho elevado do LT6.

    Corvette Z06 tem V8 aspirado mais potente já feito e pode vir ao Brasil
    Com ajustes feitos à mão, o LT6 tem uma placa no coletor de admissão com a assinatura do técnico que o fabricou do início ao fim (Divulgação/Chevrolet)
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    Um motor como esse necessita de um ótimo resfriamento. Para isso, a largura dos para-lamas, que ficou 9,4 cm mais larga em relação ao Corvette Stingray, lançado há dois anos. Um novo sistema de óleo de cárter seco de seis estágios, somado a cinco trocadores de calor, que fornecem desempenho máximo no resfriamento, ajudam a manter o LT6 sempre na temperatura ideal de funcionamento.

    Assim como a primeira versão do Z06, construída em 1963, essa também mantém o DNA das pistas. Os primeiros testes começaram ainda em 2020, quando o Corvette C8.R disputou a Corvette Racing utilizando o mesmo chassi do mais recente lançamento. O motor também era uma versão semelhante ao atual LT6, que passou por melhorias até chegar no Z06.

    Corvette Z06 2023 lateral
    Calçam as rodas, Z06 padrão, pneus Michelin Pilot Sport 4S ZP 275 / 30ZR20 na dianteira e 345 / 25ZR21 na traseira (Divulgação/Chevrolet)

    As suspensões também foram especialmente ajustadas, e agora trazem o sistema Magnetic Ride Control 4.0. Os freios ficaram maiores, com rotores de 370 mm na dianteira e 380 mm na traseira, e a transmissão é automática de dupla embreagem e oito velocidades com relação mais curta, se comparado ao Stingray.

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    Os detalhes estéticos foram escolhidos sempre pensando na melhora do desempenho. O aumento dos para-lamas, como citado, não só contribui para o resfriamento do motor, mas também acomoda pneus e rodas maiores e mais largos (20’’ na dianteira e 21’’ na traseira), que melhoram a aderência. No tamanho, o Z06 apresenta 272,2 cm de entre eixos, 468,8 cm de comprimento, 202,5 cm de largura e 123,5 cm de altura.

    2023 Chevrolet Corvette Z06 em movimento frontal
    O painel frontal é projetado para otimizar as necessidades de resfriamento do Z06, incluindo a canalização de ar para um trocador de calor central (Divulgação/Chevrolet)

    O Z06 padrão também conta com um spoiler traseiro ajustável para melhorar a estabilidade em altas velocidades. Segundo a empresa, esse equipamento junto com seu wickerbill fixo instalável, podem fornecer até 163 kg de downforce a mais, quando o carro estiver próximo dos 300 km/h.

    Pacote Z07

    Se o modelo padrão já não fosse suficiente, o pacote Z07 adiciona mudanças que deixam o Corvette ainda mais voltado para o desempenho.

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    A adição de novos equipamentos em fibra de carbono, como asa traseira, strakes na parte inferior da carroceria e dive plane na dianteira aumentam ainda mais o ganho de downforce. A suspensão FE7 recebeu calibrações específicas do sistema Magnetic Ride Control 4.0 para esse pacote.

    2023 Chevrolet Corvette Z06 com pacote Z07 traseira
    A principal diferença entre o Z06 padrão e o pacote Z07 está na asa traseira. No Z07 ela é maior e favorece mais o ganho de downforce (Divulgação/Chevrolet)

    Novas rodas de fibra de carbono estão disponíveis para o Z07, que diminuem sua massa em 18,6 kg. Elas são calçadas com os pneus Michelin Sport Cup 2 R ZP, desenvolvidas especialmente para o novo Corvette.

    Os freios também foram melhorados. No pacote inclui discos de cerâmica de carbono da Brembo, com rotores dianteiros de 398 mm e traseiros de 391 mm de diâmetro.

    Tecnologia, interior e customização

    O novo sistema de suspensão permite que o motorista ajuste a rigidez do carro conforme seu gosto, oferecendo maior conforto para uma passeio tranquilo ou mais rigidez para uma experiência de pista.

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    Os sistemas de gerenciamento de desempenho de tração e controle de tração trabalham ajustando o torque do motor e os freios automaticamente para que o carro se adeque às diferentes condições de pista. Controle de estabilidade eletrônico StabiliTrak e diferencial eletrônico de deslizamento também equipam o Corvette Z06.

    2023 Chevrolet Corvette Z06 interior
    A opção Red Adrenaline é só uma das sete disponíveis para o interior (Divulgação/Chevrolet)

    Por dentro, o Z06 traz materiais de premium com acabamento em fibra de carbono, presente no volante e na alavanca de câmbio, por exemplo, une esportividade e luxo.

    Só para a carroceria, o Corvette Z06 tem mais de 12 opções de cores, além de outras seis para pinças de freio e sete para o interior. Também estão disponíveis sete pacotes de rodas, três para acabamento interno (dois em fibra de carbono e um em alumínio), três opções de assentos e outras cinco para os cintos de segurança. Ou seja, são milhares de combinações de estilo diferentes disponíveis.

    2023 Chevrolet Corvette Z06 interior bancos
    Os bancos de couro são envelopados a mão (Divulgação/Chevrolet)
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    A produção do Corvette começará só na metade de 2022, na fábrica de Bowling Green, em Kentucky, nos Estados Unidos. Para quem se interessou, uma boa notícia: a Chevrolet confirmou que o “mais americano dos supercarros” será vendido em todo o mundo, logo, podemos esperar ver um Z06 por aqui. Já o preço, ainda segue como o último mistério a ser revelado.

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