“O novo Corvette Z06 define o supercarro americano”. Essa frase foi dita pelo atual presidente da GM, Mark Reuss, para descrever o novo lançamento da Chevrolet. A julgar pelo novo e mais potente motor V8 já construído para um carro de produção, fica difícil discordar.
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Com o visual revelado a cerca de um mês, faltava ainda descobrir como pulsava o coração do superesportivo. Dúvida essa, que foi sanada hoje com a revelação oficial de que o Corvette Z06 terá motor V8 LT6 5.5 naturalmente aspirado que gera aproximadamente 680 cv a 8.400 rpm e 63,6 kgfm a 6.300 rpm. Nada de turbos ou assistência híbrida, apenas o bom e velho V8.
Com um redline a 8.600 rpm, o small block atinge tranquilamente essas altas rotações graças ao seu virabrequim plano e curso reduzido. O sistema também apresenta bielas de titânio forjado e pistões de alumínio forjado, dois materiais resistentes e leves ao mesmo tempo, que também contribuem para o desempenho elevado do LT6.
Um motor como esse necessita de um ótimo resfriamento. Para isso, a largura dos para-lamas, que ficou 9,4 cm mais larga em relação ao Corvette Stingray, lançado há dois anos. Um novo sistema de óleo de cárter seco de seis estágios, somado a cinco trocadores de calor, que fornecem desempenho máximo no resfriamento, ajudam a manter o LT6 sempre na temperatura ideal de funcionamento.
Assim como a primeira versão do Z06, construída em 1963, essa também mantém o DNA das pistas. Os primeiros testes começaram ainda em 2020, quando o Corvette C8.R disputou a Corvette Racing utilizando o mesmo chassi do mais recente lançamento. O motor também era uma versão semelhante ao atual LT6, que passou por melhorias até chegar no Z06.
As suspensões também foram especialmente ajustadas, e agora trazem o sistema Magnetic Ride Control 4.0. Os freios ficaram maiores, com rotores de 370 mm na dianteira e 380 mm na traseira, e a transmissão é automática de dupla embreagem e oito velocidades com relação mais curta, se comparado ao Stingray.
Os detalhes estéticos foram escolhidos sempre pensando na melhora do desempenho. O aumento dos para-lamas, como citado, não só contribui para o resfriamento do motor, mas também acomoda pneus e rodas maiores e mais largos (20’’ na dianteira e 21’’ na traseira), que melhoram a aderência. No tamanho, o Z06 apresenta 272,2 cm de entre eixos, 468,8 cm de comprimento, 202,5 cm de largura e 123,5 cm de altura.
O Z06 padrão também conta com um spoiler traseiro ajustável para melhorar a estabilidade em altas velocidades. Segundo a empresa, esse equipamento junto com seu wickerbill fixo instalável, podem fornecer até 163 kg de downforce a mais, quando o carro estiver próximo dos 300 km/h.
Pacote Z07
Se o modelo padrão já não fosse suficiente, o pacote Z07 adiciona mudanças que deixam o Corvette ainda mais voltado para o desempenho.
A adição de novos equipamentos em fibra de carbono, como asa traseira, strakes na parte inferior da carroceria e dive plane na dianteira aumentam ainda mais o ganho de downforce. A suspensão FE7 recebeu calibrações específicas do sistema Magnetic Ride Control 4.0 para esse pacote.
Novas rodas de fibra de carbono estão disponíveis para o Z07, que diminuem sua massa em 18,6 kg. Elas são calçadas com os pneus Michelin Sport Cup 2 R ZP, desenvolvidas especialmente para o novo Corvette.
Os freios também foram melhorados. No pacote inclui discos de cerâmica de carbono da Brembo, com rotores dianteiros de 398 mm e traseiros de 391 mm de diâmetro.
Tecnologia, interior e customização
O novo sistema de suspensão permite que o motorista ajuste a rigidez do carro conforme seu gosto, oferecendo maior conforto para uma passeio tranquilo ou mais rigidez para uma experiência de pista.
Os sistemas de gerenciamento de desempenho de tração e controle de tração trabalham ajustando o torque do motor e os freios automaticamente para que o carro se adeque às diferentes condições de pista. Controle de estabilidade eletrônico StabiliTrak e diferencial eletrônico de deslizamento também equipam o Corvette Z06.
Por dentro, o Z06 traz materiais de premium com acabamento em fibra de carbono, presente no volante e na alavanca de câmbio, por exemplo, une esportividade e luxo.
Só para a carroceria, o Corvette Z06 tem mais de 12 opções de cores, além de outras seis para pinças de freio e sete para o interior. Também estão disponíveis sete pacotes de rodas, três para acabamento interno (dois em fibra de carbono e um em alumínio), três opções de assentos e outras cinco para os cintos de segurança. Ou seja, são milhares de combinações de estilo diferentes disponíveis.
A produção do Corvette começará só na metade de 2022, na fábrica de Bowling Green, em Kentucky, nos Estados Unidos. Para quem se interessou, uma boa notícia: a Chevrolet confirmou que o “mais americano dos supercarros” será vendido em todo o mundo, logo, podemos esperar ver um Z06 por aqui. Já o preço, ainda segue como o último mistério a ser revelado.