Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Novo Defender OCTA tem V8 da BMW para ser o mais extremo da história

Versão tem preparação especial para a carroceria, suspensão e ainda um motor biturbo eletrificado que chega aos 635 cv

Por João Vitor Ferreira
5 jul 2024, 12h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Land Rover Defender Octa
     (Divulgação/Land Rover)

    O Land Rover Defender ganhou sua versão mais luxuosa, extrema e potente. Baseada na carroceria 110, o Defender OCTA combina o alto desempenho de um motor V8 da BMW com uma série de equipamentos usados pela primeira vez no SUV.

    Começando pelo motor, a Land Rover usou o que melhor tinha para oferecer: o V8 4.4 biturbo fornecido pela BMW, que com a ajuda de um sistema elétrico de 48 volts, entrega até 635 cv e 76,5 kgfm. Porém, o torque pode chegar ao máximo de 81,6 kgfm, quando o modo Dynamic Launch for ativado.

    Land Rover Defender Octa
    (Divulgação/Land Rover)

    O câmbio automático de oito marchas é o responsável pela tração 4×4. Com esse conjunto o Defender OCTA acelera de 0 a 100 km/h em apenas 4 s, o que é muito bom para um SUV desse tamanho, além de chegar até 250 km/h de máxima.

    Mas é na terra que o jipão brilha mais. As rodas de 22’’ podem ser calçadas com novos pneus de 33’’ de diâmetro, os maiores já vistos em um Defender. Isso obrigou a montadora a alargar as caixas de roda.

    Continua após a publicidade
    Land Rover Defender Octa
    (Divulgação/Land Rover)

    O Defender traz amortecedores adaptativos e um conjunto de suspensão de duplo A com tecnologia 6D Dynamics, que altera a sua geometria automaticamente de acordo com o terreno. Já os freios Brembo são exclusivos dessa versão, com 400 mm à frente, com pinças de seis pistões, e de 365 mm atrás com pinças de um pistão.

    Land Rover Defender Octa
    (Divulgação/Land Rover)

    Na dianteira, a nova grade permite que o ar circule melhor para a parte interna do capô. Já na traseira, há um novo escapamento que abriga as quatro saídas do novo sistema de escape mais barulhento. E para aguentar o tranco do fora de estrada, a Land Rover instalou um novo cárter frontal feito de liga de alumínio.

    Land Rover Defender Octa
    (Divulgação/Land Rover)

    Os condutores que quiserem se aventurar por trilhas ainda terão o auxílio do sistema ClearSight Ground View, que torna o capô “transparente” para melhorar a visibilidade. Há ainda os diferentes modos de condução, como o velho conhecido Terrain Response, que pode ser ajustado de acordo com os diferentes terrenos (areia, lama, grama, cascalho, neve e rock crawl).

    Continua após a publicidade
    Land Rover Defender Octa
    (Divulgação/Land Rover)

    Por dentro, a pegada é mais luxuosa. A cor predominante é o preto e o material escolhido de fábrica é o couro Burnt Sienna. Os bancos Performance são mais reforçados e integram pela primeira vez a tecnologia de áudio Body and Soul Seat, proporcionando maior imersão aos passageiros. Há ainda head-up display e duas telas, uma de 11,4’’ para o quadro de instrumentos e outra de 12,3’’ para a central multimídia. Para segurança, há sistemas ADAS de nível 2.

    Compartilhe essa matéria via:
    Land Rover Defender Octa
    (Divulgação/Land Rover)

    O Defender OCTA foi lançado na Europa custando a partir de 207.440 euros (aproximadamente, R$ 1,25 milhão). Acima dele e disponível apenas no primeiro ano de produção, há o Edition One, que acrescenta alguns detalhes mais luxuosos. como os bancos de poliuretano Ultrafabrics de alta resistência e novas rodas de 20’’, mas custa 228.550 euros (R$ 1,37 milhão).

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 14,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.