Revelada em 2017 pela Dacia, subsidiária romena da Renault, a segunda geração do Duster já passa por sua primeira mudança para incorporar a nova linguagem da marca e motores mais modernos. O modelo chega ao mesmo tempo em que a fabricante apresenta seu novo logotipo, que não está no SUV.
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As alterações no Duster foram pontuais para que ele ficasse atualizado diante dos demais modelos da Dacia. Ainda não há previsão para que o modelo vendido pela Renault, como o brasileiro, também passe por atualizações.
Na dianteira, os faróis mantiveram o formato original, mas ganharam novo arranjo interno em forma de “Y”, como nas versões romenas de Sandero, Logan e Spring. Além disso, a iluminação do conjunto é feita por LEDs, incluindo as luzes de circulação diurna (DRL) e indicadoras de direção.
A grade segue composta por retângulos cromados, mas os elementos ficaram mais angulosos para dar ideia de movimento à dianteira.
O mesmo acontece na traseira, que tem mudanças apenas nas lanternas, que também adotam iluminação em LED com formato de uma letra “Y”. A alteração suaviza uma das principais críticas feitas à traseira do atual Duster, onde são apontadas semelhanças com as lanternas do Jeep Renegade. De lado, apenas as rodas têm novos desenhos – que podem ser de 16 ou 17 polegadas.
Por dentro, o modelo mantém o desenho geral do painel, com saídas de ar circulares e botões inspirados em teclas de piano. O destaque vai para a nova central multimídia, com tela de 8 polegadas, conexão sem fio com Apple CarPlay e Android Auto, e comandos por voz. Antes embutida, a tela multimídia agora parece um tablet apoiado no painel, semelhante ao do Duster brasileiro.
O console central, onde fica posicionada a alavanca do câmbio, ficou mais alto, ganhou duas novas entradas USB e um apoio de braço. A Dacia diz ainda que o estofamento do SUV é todo novo, incluindo os tecidos, mais fáceis de limpar, e os apoios de cabeça, que ficaram mais estreitos para melhorar a visibilidade dianteira dos passageiros que vão atrás.
Entre os equipamentos, o modelo inclui piloto automático, limitador de velocidade, alerta de ponto cego, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, sistema com 4 câmeras ao redor do veículo para ajudar em manobras e assistente de partida em rampas.
Até a linha de motorizações do SUV foi renovada. Agora, ele oferece um motor turbo diesel, um bicombustível (a gasolina e gás) e outros quatro turbo a gasolina. De acordo com cada motor, a transmissão pode ser automática ou manual, sempre de 6 marchas, e a tração pode ser 4×2 dianteira ou 4×4.
Nas versões 4×4, o Duster é acompanhado por itens exclusivos, como pneus aptos ao off-road, monitor 4×4, que apresenta informações como a inclinação lateral, altímetro e bússola, e controle eletrônico de descida.