Novo F-Type ZP Edition marca o fim dos carros a combustão da Jaguar
Jaguar se despede dos motores a combustão com versão do F-Type baseada nos clássicos modelos de corrida dos anos 60
Seguindo o caminho de muitas montadoras, a Jaguar também dará adeus aos motores a combustão. Mas não sem antes se despedir em grande estilo. O novo F-Type ZP Edition será o último de sua linha e homenageia os primeiros carros da marca a ganharem corridas oficiais na década de 1960.
“À medida que a Jaguar embarca na transformação mais ousada da sua história, para se tornar uma marca moderna de luxo totalmente elétrica a partir de 2025, esta é uma celebração irrepetível da origem dos automóveis desportivos de combustão interna da Jaguar”, disse o diretor-gerente da Jaguar, Rawdon Glover.
A montadora britânica disponibilizará 150 unidades do F-Type ZP Edition em 2024. Ele será oferecido em duas versões: uma cupê e outra conversível. Em ambas, ele estará disponível em apenas duas cores, as mesmas do retrô moderno E-Type ZP lançado no início deste ano. Uma delas será a Oulton Blue Gloss com interior em couro Mars Red e Ebony, enquanto a outra será Crystal Grey Gloss com interior também couro, mas nas cores Azul Marinho e Ebony.
Independente da cor escolhida, ambos modelos terão um círculo em branco nas portas, assim como o clássico E-Type de corrida usava no início dos anos 1960 para destacar a numeração. Além disso, há ainda detalhes em Porcelain White Gloss ao redor da grade frontal e uma série de componentes exteriores em preto brilhante, incluindo espelhos retrovisores e pinças de freio.
A Jaguar preparou mais alguns elementos inéditos pensando em deixar o carro mais exclusivo do que ele já é. A marca projetou rodas de 20 polegadas Black Diamond Turned para o esportivo e ainda adicionará uma placa de numeração feita pela divisão de veículos especiais, SB Bespoke no interior de cada exemplar construído.
A motorização não terá surpresas, a edição limitada utilizará o mesmo motor do F-Type R P575. Isso significa que o ZP Edition estará equipado de um motor V8 5.0 alimentado por um compressor, que funciona basicamente como um turbo e é normalmente utilizado em motores maiores. Nesta configuração, o carro terá 575 cv de potência e 71,3 kgfm, com tração integral e câmbio automático de 8 velocidades. O desempenho deve ser acima do seu irmão, podendo ir de 0 a 100 km/h em pouco mais 3,5 segundos e terá velocidade máxima limitada eletronicamente de 300 km/h.
“O F-TYPE cativou os condutores de automóveis desportivos durante mais de uma década, tal como o E-Type o fez cinco décadas antes. O ZP Edition é a celebração definitiva dessa linhagem, juntando-se a uma ilustre lista de edições de colecionador inspiradas na herança, incluindo o Project 7 de 2015 e o Heritage 60 Edition de 2020.”
As encomendas para o novo — e último — F-Type ZP Edtion começarão em breve. A versão com carroceria cupê terá preço inicial de U$ 165.000, aproximadamente R$ 835.000. Enquanto o modelo conversível custará a partir de U$ 170.000, cerca de R$ 860.000.