Novo Honda Accord ganha visual do Civic e mecânica híbrida mais potente
Versão híbrida, que era vendida no Brasil, agora está mais potente e presente em mais versões do sedã
O Honda Accord mudou de novo e promete estar mais avançado do que nunca. Seu visual tem um pouco da nova geração do Civic e seu motores 1.5 turbo e 2.0 híbrido são semelhantes aos do sedã médio e também são compartilhados com o novo CR-V.
Na dianteira retiraram a barra horizontal que emoldurava grade e faróis. Desta forma, faróis e grade estão mais estreitos. O novo para-choque torna o capô mais longo, aumentando a aerodinâmica da carroceria. Isso parece ter aumentado também a cabine, assim como a janela da frente.
A Honda focou bastante em um design mais limpo, adotando lanternas traseiras de led mais finas, que vão até o meio do porta malas, que recebeu um pequeno aerofólio integrado.
Na lateral, retrovisores da mesma cor do veículo, porém com estrutura preta, mas não foram deslocados para o meio da porta como em outros Honda recentes. As rodas são de liga leve de 17”. Na versão Sport-L um difusor preto é adicionado, enquanto na Touring chegam mais detalhes pretos e rodas pretas de 19”, junto de molduras prateadas nas janelas.
Quanto ao tamanho, o novo Honda Accord tem 4,9 m de comprimento, 1,82 m de largura, 2,80 m de entre-eixos e 1,45 de altura, sendo apenas 69 milímetros mais longo que o anterior.
Por dentro, um painel com detalhes de metal, acabamento em black piano e bancos mais confortáveis. O quadro de instrumentos digital de 10,2” é padrão em todas as versões, mas a central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay com fio pode ter 7 ou 12,3 polegadas.
Além disso, as atualizações over-the-air são compatíveis com a versão Touring e tem integração com o Google. Com isso, agora o Google Maps, Google Assistant e Google Play podem ser acessados pelo carro, independente do smartphone.
O espaço para pernas tem um metro no banco traseiro, sendo 1 cm a mais do que na versão anterior. Porém, a promessa dessa versão é um porta-malas com 473 litros, sendo o maior do seu segmento nos EUA.
Na versão topo de linha, Touring, pode ter head-up display, carregador sem fio, sistema de som Bose com 12 alto-falantes e bancos dianteiros aquecidos e ventilados, assim como os traseiros.
Ajustes na mecânica e no chassi
Os Honda Accord mais baratos, LX e EX, têm motor 1.5 VTEC Turbo com injeção direta atualizada, novo catalisador ativo a frio, que rende 189 cv e 26 kgfm. O motor 2.0 turbo foi abandonado e agora as versões Sport, Sport-L, EXL e Touring têm o mesmo sistema híbrido do CR-V, que combina um motor 2.0 de ciclo atkinson com dois motores elétricos. Agora são 206 cv e 34 kgfm de torque, ajudando a se distanciar do Civic híbrido, que adotou o mesmo conjunto de 184 cv do antigo Accord.
Uma das alterações promovidas pela Honda foi a mudança do sistema de direção por uma mais precisa. Também há novo acerto para suspensão, com novos rolamentos de montagem do amortecedor.
Novos airbags para o motorista e o passageiro, laterais para o joelho ao passageiro traseiro e um sistema de assistência ao motorista chamado Honda Sensing. Esse sistema tem uma câmera que aumenta o campo de visão para 90°. Assistência de ponto cego até 25 metros, sistema de cruzeiro adaptativo e de faixa também foram atualizados.
E no Brasil?
O Honda Accord está fora de linha no Brasil desde a virada do ano. Na prática, apenas um lote do Accord e:HEV foi importado para o Brasil em meados de 2021. O fato é que haveria um conflito com o Civic híbrido, com mesmo conjunto mecânico, que estreia no começo de 2023. Pode ser que o Accord retorne agora que está mais potente.