Novo Honda Civic Si mantém câmbio manual e ganha sistema do Type R
Com aumento singelo no preço, Civic Si ganha mais itens de conforto e punta-tacco automático do irmão Type R
Depois de apresentar a versão 2025 dos Honda Civic mais básicos — com direito a um toque ‘brasileiro’ — chegou a vez do esportivo Si ganhar suas atualizações. E para alegria dos norte-americanos, o modelo não teve um aumento de preço absurdo e recebeu itens que fazem valer a pena o investimento, além de manter o tradicional câmbio manual.
As principais adições estão na cabine e vão fazer a vida a bordo do motorista ser bem mais confortável, afinal é isso que se espera do Civic Si: esportividade, junto da praticidade de um carro para o dia-a-dia. Logo, ele recebe bancos dianteiros aquecidos, um item que havia sumido da sua lista em 2022, mas isso só nos EUA, já que o modelo canadense mantiveram essa mordomia.
Outro detalhe que deixou o Civic Si estadunidense mais parecido com o seu irmão do norte é o quadro de instrumentos digital 10.2’’ com gráficos e luzes de troca de marcha exclusivos. Já a tela central de 9’’ recebe o sistema Google Built-in, que integra e melhora a usabilidade de diversos apps como o Google Maps e a assistente virtual.
Do lado de fora, o esportivo recebeu as mesmas mudanças leves no design que foram mostradas nas versões mais básicas, como a nova grade e entradas de ar, além de farois de neblina, outro item encontrado apenas no Si canadense. Vale lembrar, que todas as novidades servem tanto para o sedan, quanto para o hatchback.
Com todas as novidades o preço de estreia do Civic Si 2025 será de U$ 31.045, podendo ficar até U$ 300 mais caro caso o cliente opte pelos pneus de verão ao invés dos padrão. Pode parecer muito, mas é um aumento relativamente pequeno se comparado aos U$ 30.195 da versão 2024.
Mecanicamente o Civic Si não teve mudanças significativas. Ele manteve o motor 1.5 turbo de 204 cv e 26,5 kgfm, acoplado ao câmbio manual de seis marchas. Inclusive, a transmissão ganhou o mesmo sistema de punta-tacco automático presente no ainda mais esportivo Civic Type-R, que eleva o giro do motor sempre que detecta uma redução de marcha.
De resto, ele ganha o reforço estrutural apresentado anteriormente nas demais versões, que obrigou a Honda a fazer um reajuste nos amortecedores.
Com a chegada do novo Civic Si a família está quase toda atualizada para linha 2025. Fica faltando somente o Type-R, mas a julgar pelo o que aconteceu com as outras versões, espere apenas um visual levemente modificado e alguns itens a mais na cabine.