Novo Honda Civic Type R será mais potente, porém, mais pesado
Prometido para o Brasil em 2023, hot hatch terá 10 cv de potência a mais em relação à geração anterior, chegando a 330 cv a 6.500 rpm
Apesar de já ter até batido recorde de desempenho em pista, a Honda ainda não revelou dados técnicos da nova geração do Civic Type R, modelo que foi prometido para o mercado brasileiro em 2023. No entanto, uma brochura com informações detalhadas do esportivo japonês foi vazada em um fórum dedicado ao Civic.
De acordo com o documento, o modelo terá entrega de 10 cv a mais em relação à geração anterior, cunhada de FK8. Isso quer dizer que o motor 2.0 turbo de quatro cilindros terá capacidade para desenvolver 330 cv a 6.500 rpm. Já o torque máximo será de 42,8 mkgf entre 2.600 rpm e 4.000 giros, ante 40,7 mkgf do modelo antecessor.
Na comparação com os principais rivais, o Novo Type R leva vantagem contra o Toyota Corolla GR, de 304 cv, que é outro lançamento confirmado para o Brasil em 2023. No entanto, o representante da Honda fica ligeiramente atrás do Volkswagen Golf R, que emana 333 cv.
O documento não revela qual será a aceleração do Type R, de código FL5. A omissão desse tipo de dado é comum na Honda. Por outro lado, é possível prever uma velocidade máxima superior à geração antecessora, se considerarmos as mudanças da relação final da transmissão de seis velocidades. Ela muda de 4,111 para 3,842.
Em contrapartida, o peso do hot hatch aumentou. Com 1.430 quilos, o Type R FL5 é 40 kg mais pesado do que o FK8.
O documento confirma ainda as medidas do modelo que está completando 25 anos em 2022. Ele tem 4,59 m de comprimento, sendo 2,73 m dedicados ao entre-eixos. A largura é de 1,89 m, enquanto a altura é de 1,40 m.
O novo Honda Civic Type R bateu o recorde de carro de tração dianteira mais rápido do circuito de Suzuka, no Japão. O FL5 cumpriu com os 5,8 km de traçado em 2min23s12 e chegou à velocidade máxima de 231 km/h.