Novo Honda Fit: abrimos as portas para mostrar como quarta geração ficou
Com visual simpático para os japoneses, mas controverso para os brasileiros, monovolume chega turbinado ao Brasil no fim de 2020
![Honda Fit 2021](https://gutenberg.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2019/10/20191022_211526-e1571815017834.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Ainda é um monovolume, só que com traços muito mais arredondados e delgados. Assim pode ser definida a quarta geração do Honda Fit, revelada no Salão de Tóquio 2019.
Os traços lúdicos parecem ter sido pensados especificamente para o mercado japonês, mas certamente causarão controvérsia entre consumidores como o brasileiro, que enxerga com mais simpatia um carro que faz cara de mau.
![Honda Fit 2021](https://gutenberg.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2019/10/20191022_211023-e1571815049999.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
É bem provável que a matriz autorize modificações estéticas voltadas a mercados como o nosso, além da Europa, onde a minivan é vendida como Jazz. Para os Estados Unidos a chegada da nova geração ainda é uma incógnita.
Mas falemos sobre Brasil, que é o que mais nos interessa.
![Honda Fit 2021](https://gutenberg.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2019/10/20191022_211113-e1571815075456.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Os representantes nacionais da fabricante no salão falaram muito pouco a respeito de sua chegada, mas podemos apostar que ela acontecerá entre o fim de 2020 e primeiro semestre de 2021, visto que no Japão o lançamento efetivo ocorrerá em fevereiro do ano que vem.
![Honda Fit 2021](https://gutenberg.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2019/10/20191022_211631-e1571815212809.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Segundo nosso parceiro Autos Segredos, o novo Fit finalmente promoverá em nosso mercado a estreia do motor 1.0 três-cilindros turbo com injeção direta, preparado para ser flex, aliado a câmbio CVT.
E atenção: há chances de que ele tenha também uma versão híbrida.
![Honda Fit 2021](https://gutenberg.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2019/10/20191022_211343-e1571815095878.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Mesmo a divisão nipônica da Honda divulgou pouquíssimas informações a respeito da quarta geração.
Sabe-se que ela terá a mesma família de motorização híbrida do Accord, denominada e, que conta com dois motores elétricos postados sobre as rodas dianteiras.
![Honda Fit 2021](https://gutenberg.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2019/10/20191022_211422-e1571815116896.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Também incluirá, pelo menos no Japão, um serviço similar ao Chevrolet OnStar, com controle remoto de funções do veículo via aplicativo de celular e assistência para emergências e serviços gerais.
Contará ainda – e isso deve constar no pacote brasileiro – com o pacote Honda Sensing, que inclui assistências ativas de segurança, tais quais controle de cruzeiro adaptativo, leitura de faixa e frenagem autônoma emergencial.
![Honda Fit 2021](https://gutenberg.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2019/10/20191022_211501-e1571815184799.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Visualmente, o novo Fit chama a atenção pelos faróis largos, ainda mais que os da segunda geração, porém integrados por uma grade fina e “afundada”. O capô, levemente elevado, faz com que sua silhueta possa ser confundida com a de um hatch.
O aplique na coluna C, formando um discreto efeito de teto flutuante, lembra muito o do nosso extinto Chevrolet Agile (e isso não necessariamente é uma boa notícia).
![Honda Fit 2021](https://gutenberg.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2019/10/20191022_211433-e1571815140580.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Já a traseira surpreende pela presença de lanternas horizontais bipartidas, também com traços arredondados.
Dimensões não foram reveladas, mas a cabine parece tão espaçosa quanto antes, e traz os já conhecidos bancos moduláveis. O painel é minimalista, assim como o console central.
![Honda Fit 2021](https://gutenberg.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2019/10/20191022_211316-e1571815872155.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
O acabamento dos bancos varia entre tecidos e couro, de acordo com a versão escolhida. Para o público japonês serão cinco, todas com nomes bem peculiares: Basic, Home, Ness, Crosstar, and Luxe.
A Crosstar possui teto bicolor e apliques que lhe conferem caráter aventureiro, além de revestimento impermeável nos bancos. A Ness pinta apenas colunas, parábola do teto e capas dos retrovisores na cor verde limão.
Já a de topo Luxe traz couro, apliques cromados e rodas de liga leve aro 16.