Já é clichê daqueles bem gastos dizer que a “eletrificação veio para ficar”, mas ver um símbolo de motores pujantes e sedentos por litros de combustíveis fósseis se render com tudo à eletricidade não deixa de surpreender.
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O novo convertido a esse mundo é o Hummer EV SUV, que chegará para ampliar a gama de veículos elétricos da icônica marca dos carros gigantes. O EV SUV surpreende pelo exagero espacial de sempre, mas chama atenção, principalmente, pela potência impressionante e torque alegado surreal.
Por fora, o utilitário não foge muito do estilo de sua caminhonete, evocando o estilo quadradão da década de 90 em espécie de retrofit. A dupla, inclusive, foi desenvolvida em conjunto, compartilhando quase toda a seção frontal.
O SUV de duas fileiras, entretanto, tem entre-eixos mais curto, a fim de otimizar sua manobrabilidade fora de estrada enquanto mantém o porta-malas estável e seguro.
A nova tampa traseira conta com estepe de aro 18 – contra 22 polegadas das rodas principais – e abre lateralmente via três diferentes botões. Sua abertura completa é de 1,21 m, facilitando o carregamento do compartimento.
Com esterçamento nos dois eixos, o Hummer EV SUV é capaz de se esgueirar pelos “menores” espaços, auxiliado pelo sistema CrabWalk. Sua suspensão a ar permite variação de até 15 cm, superando obstáculos mais complicados (a GMC não informou, entretanto, se lombadas brasileiras foram utilizadas no teste).
O novo Hummer é construído sobre uma estrutura carroceria-bateria interdependente que, ao mesmo tempo, aumenta a rigidez dos elementos e protege o compartimento de baterias.
Desse modo, os packs de bateria também agem como partes estruturais, “permitindo uma rara combinação de extrema capacidade off-road com rodagem suave em estrada”, explica o engenheiro-chefe do modelo, Al Oppenheiser.
O assoalho plano também incorpora painel em camadas que reduzem a deformação da carroceria e aumentam a rigidez estrutural necessária para que o SUV possa remover parte do seu teto, se tornando uma espécie de targa.
Suíte presidencial
Por dentro, o elétrico é bem parecido com sua picape – o que é uma ótima notícia. Isso significa cinco amplos assentos e muito espaço (só para bagagem são até 2.316 litros, com bancos rebatidos). Há nichos por toda parte e, como não há motor a combustão, sob o capô existe um segundo porta-malas.
O painel de instrumentos tem uma curiosa tela widescreen, com 12,3 polegadas de tela e, muito mais do que velocidade e carga, o cluster dá completa situação espacial ao condutor. A central multimídia também não economiza espaço e, mesmo dentro de um apartamento sobre rodas, suas 13,4 polegadas se destacam.
A interface das telas chama atenção e teve assinatura da agência Perception, que trabalhou ativamente na criação dos filmes do Universo Cinematográfico Marvel (MCU).
Para manobrar o gigante, as telas exibem imagem de até 17 câmeras, incluindo algumas sob o assoalho. Também está previsto um app que sincroniza smartphone e carro, liberando portas por detecção de proximidade, sem nem sequer ser necessário tirar o telefone do bolso.
O carro ainda oferece um planejador de rotas off-road com renderizações de trilhas, calculador de autonomia levando em conta GPS e pontos de recarga mais próximos e sistema de direção semi-autônoma Super Cruise, compatível com 322 mil km de estradas americanas.
Desempenho colossal
Ao deixar de lado os modelos a gasolina, a Hummer sabia que precisava compensar seus fãs, e conseguiu com sobras. Assim como em seus outros modelos, a fabricante proveu especificações insanas ao SUV, para “petrol head” nenhum botar defeito.
O segredo está no sistema Ultium Drive, da GM, que oferece arquitetura modular para diferentes combinações de motores e transmissão de velocidade única. No modelo em questão, são três unidades elétricas de potência, que entregam 841 cv de potência e 1.590 kgfm de torque, no esquema de aferição polêmico feito pela GMC na roda do veículo. Utilizando o momento aferido no trem de força, entretanto, é possível estimar algo na casa 150 kgfm.
Utilizando o sistema de controle de largada Watts to Freedom, é possível levar o colosso do repouso aos 100 km/h em apenas 3,5 segundos. Enquanto isso, suas 20 baterias prometem até 480 km de autonomia e também servem como fornecedores de energia, garantindo cerveja gelada no meio do deserto ou até mesmo recarregando outro carro.
A empresa não detalhou o tempo de recarga do carro, mas anunciou um sistema inovador no qual as células mecanicamente mudam de posição quando ligadas à tomada. Lembrando as clássicas questões de vestibular, as peças vão de uma posição paralela a outra, em série, acelerando o processo.
Reservas disputadas
O novo Hummer EV SUV chegará em seguida à EV Pickup, mas já é um sucesso de vendas, com variantes esgotadas.
Dado que um Toyota SW4 SRX supera, no mercado brasileiro, os R$ 300 mil, o preço do novo elétrico é bem justo, variando entre o equivalente a R$ 449.320 e R$ 593.110.
Ao todo, são quatro versões e a de topo, Edition 1, já está esgotada. Com entrega prevista para o início de 2023 (será lançado já como modelo 2024), ela inclui todas as benesses citadas além de emblemas especiais e pacote com itens ainda mais preparados para a natureza.
As versões intermediárias EV2X e EV3X serão entregues no segundo trimestre de 2023, com a linha básica, EV², chegando no mesmo período do ano seguinte.
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