Novo Hyundai Creta estreia na Índia mas só deve chegar ao Brasil em 2025
SUV compacto tem visual mais robusto e ganhou elementos dos Hyundai Santa Fé e Tucson. Estreia no Brasil será com mecânica híbrida
O Hyundai Creta é um dos SUVs mais vendidos do Brasil nos últimos anos e segue em alta, mesmo após a estreia do último facelift que não tem design unânime. Mas a segunda reestilização do Creta, que estreia agora na Índia, sinaliza o visual que o SUV compacto terá no Brasil em 2025.
O carro foi praticamente redesenhado, tendo, ao que parece, inspiração nos Tucson e Santa Fe mais recentes. Não há leds ocupando nichos da grade, mas a inspiração da peça é evidente e uma faixa de leds interliga os faróis.
A frente ficou mais minimalista, mantendo poucas curvas e com muitas linhas retas, enquanto a traseira tem novo para-choque, lanternas mais estreitas interligadas, e um aspecto geral mais robusto.
Em termos de tamanho, o SUV segue praticamente o mesmo. Apenas o seu comprimento mudou, ficando 3 cm maior com os novos para-choques. Todos as outras dimensões não foram alteradas.
Por dentro, o carro também ganhou outra cara. O painel foi completamente renovado e agora une o quadro de instrumentos digital e a central multimídia na mesma moldura, cada uma com 10,25 polegadas. Um novo controle para o ar condicionado também foi colocado e outros novos elementos podem ser vistos no console central. Além disso, o design também recebeu um upgrade, tendo agora duas cores e iluminação ambiente.
A tecnologia embarcada também aumentou. Mesmo as versões mais baratas vendidas na Índia terão câmeras de visão 360° e um complexo sistema de assistência de direção ao motorista, incluindo controle de cruzeiro adaptativo com sistemas de freio automático e retenção de faixa.
A novidade principal fica para o novo motor 1.5 turbo de 160 cv, que substitui o antigo 1.4 T-GDI de 140 cv por lá. Ele é combinado a um câmbio CVT de 7 marchas.
Não existe Creta 1.0 turbo por lá, mas sim outras duas opções de motores 1.5 de quatro cilindos: um aspirado a gasolina com 115 cv e um turbodiesel de 116 cv, ambas com câmbio automático de 6 marchas. Seus valores giram em torno R$ 60.000 e R$ 120.000 na conversão atual.
Hyundai Creta 2025 no Brasil
A reestilização do Hyundai Creta fabricado em Piracicaba (SP) deverá marcar a estreia de novas mecânicas para o SUV compacto. O atual motor 2.0 aspirado de 166 cv deverá dar lugar a um motor turbo maior, possivelmente o próprio 1.5 turbo usado na Índia ou um 1.6 turbo.
Quanto às versões com motor 1.0 turbo, este três-cilindros ganharia um sistema híbrido leve de 48V semelhante ao do Kia Stonic. Na verdade, o Grupo Hyundai já trabalha em uma versão flex deste motor, que pode estrear alguns meses antes no novo Kia K3 hatch.
Esse conjunto híbrido flex também poderá aparecer nos Hyundai HB20 e HB20S para que se enquadrem na nova fase do Proconve, que começará a arrochar o nível de emissões a partir de 2025.