Novo Hyundai Tucson está confirmado no Brasil com direito a versão híbrida
Nova geração do utilitário terá versões híbridas convencionais e a combustão, com direito a tração integral e visual bem disruptivo
Há alguns dias, a Hyundai Caoa reuniu um grupo de jornalistas na zona sul de São Paulo (SP), a fim de anunciar novidades como as duas versões do Kona e a oferta do Ioniq também em venda convencional. Mas não era só.
Em um determinado momento, celulares foram recolhidos e, no auditório da concessionária-matriz da rede, uma série de novidades foram anunciadas em uma apresentação sucinta de slides.
A equipe de QUATRO RODAS tem boa memória, e foi capaz de relembrar tudo que foi dito: ao todo, são três novos modelos em cinco versões, que chegarão ao nosso mercado até 2025, renovando bastante o catálogo do lado importador da Hyundai no Brasil.
Um deles é o Tucson, que, em sua geração anterior, acaba ser levemente reestilizado no mercado nacional. A nova geração do SUV médio, entretanto, chega mais ou menos em breve, daqui a dois anos.
É uma atualização gigantesca. O novo Tucson chama atenção pela grade que se une aos faróis a fim de formar um único elemento, no qual as peças de iluminação se camuflam quando apagadas. A traseira deixa bem claro onde os projetistas da Hyundai foram buscar inspiração para o novo HB20 e os vincos muito marcados na lateral mantêm alta a ousadia estilística do modelo.
Por dentro, as novidades do Tucson já são mais conhecidas, com central multimídia e quadro de instrumentos digitais que, à exceção de estarem em molduras separadas, seguem a identidade visual do Kia Niro, por exemplo.
Mecânica e tecnologias
A Hyundai Caoa confirmou que haverá duas versões do novo Tucson à venda. Uma delas será puramente à combustão e, a não ser que algo inédito seja lançado, isso significa uso do motor 2.5 aspirado, com 190 cv e 24,6 kgfm.
Essa variante conta transmissão automática de oito velocidades e opção de tração dianteira ou integral. Por se tratar da versão de entrada, porém, apostamos que apenas a tração dianteira será oferecida aos brasileiros.
Ainda que o Tucson tenha versões híbridas plug-in, a apresentação da Hyundai Caoa deixou claro que a vinda será do híbrido convencional (HEV). Nesse caso, há um motor 1.6 turbo unido ao elétrico, totalizando 229 cv. O torque combinado não é divulgado, mas é idêntico em ambos: 27,0 kgfm cada. A tração integral é de série.
Em dois anos, muita coisa pode mudar em termos econômicos, de modo que acaba sendo infrutífero estimar o preço do novo Tucson no Brasil. Nos Estados Unidos, valores circulam entre US$ 30.000 e US$ 40.000 nas variantes 2.5 e HEV.