Quem planeja comprar um Jeep Renegade zero-km tem boas notícias: a Jeep acaba de lançar uma nova versão de entrada do SUV compacto, com preço significativamente menor do que a versão Sport, a mais barata até agora.
O novo Jeep Renegade 1.3 Turbo custa R$ 125.990 e é identificado assim mesmo, com base no motor flex de 185 e 27,5 kgfm. Um nome discreto que pode enganar, afinal de contas a fabricante conseguiu entregar economia considerável com poucas renúncias.
O novo Renegade mais barato custa R$ 9.000 a menos que o Renegade Sport, que parte de R$ 134.990. Normalmente, esse valor seria atingido abrindo mão de equipamentos que fazem bastante diferença na vida do condutor, mas não é o caso aqui.
As renúncias incluem, principalmente, as luzes de iluminação dos para-sois e do porta-luvas. Além disso, o modelo básico não traz tapetes dianteiros e traseiros, perde o rack de teto e o sistema Jeep Healthy Cabin, de purificação de ar da cabine.
Mas há um detalhe importante: a garantia de três anos de fábrica, comum a todos os outros modelos, é menor. O Renegade 1.3 turbo tem apenas um ano de garantia.
O que fica?
É justo notar que o Renegade básico mantém as virtudes mais importantes que consagram o utilitário a Melhor Compra de 2022. Com destaque para o motor 1.3 flex que, junto ao câmbio automático de seis marchas, obteve elogios pelo desempenho e consumo.
Em nosso teste, o Renegade 1.3 foi de 0 a 100 km/h em 8,9 s, marcando consumo de 11 km/l de gasolina cidade e 14,2 km/l na estrada. Números que indicam uma correção notável em relação ao antigo Renegade 1.8, agora aposentado.
Outros pontos positivos que se mantêm incluem freios a disco nas quatro rodas e rodas de liga leve, seis airbags, suspensão independente nos dois eixos, câmera de estacionamento traseira e Android Auto e Apple Carplay sem fio. O carregamento de celular por indução, entretanto, só aparece no Renegade Longitude, de R$ 150.990.
Comparando a versão básica ao Renegade Série S, topo de linha, de R$ 174.990, obviamente a lista de desfalques aumenta. Esses incluem tração 4×4 com câmbio automático de nove marchas, chave presencial, faróis em led, uma airbag extra, sensores laterais de estacionamento com baliza automática, ar-condicionado bizona.
A central multimídia de 7” do 1.3 Turbo também dá lugar a uma melhor, de 8,4’’. O quadro analógico é substituído por um digital de 7” e os bancos de tecido dão lugar a assentos em couro, entre outros detalhes.