O lançamento da nova geração do Kia Sportage no Brasil será apenas no final de julho, mas a fabricante já anuncia o SUV médio em seu site e em duas versões, sempre com mecânica híbrida. O preço inicial, porém, é equivalente ao de um Jeep Compass diesel.
Há duas versões. O Kia Sportage EX custa R$ 219.990 (contra R$ 220.490 do Compass Longitude TD350 4X4) e tem de série central multimídia com tela de 8”, rodas também de 18”, ar-condicionado digital de duas zonas, volante com aquecimento, quadro de instrumentos digital com 12,3”, partida remota, alertas de ponto cego, saída de faixa com correção do volante e de colisão frontal e tráfego cruzado.
Já o Kia Sportage EX Prestige, de R$ 254.990, aumenta o tamanho da central multimídia para 12,3”, as rodas para 19” e soma banco de couro, teto solar panorâmico, carregador de celular por indução, trocas de marcha por borboletas no volante, câmbio com seletor giratório, controlador de velocidade adaptativo, câmera com projeção de imagens em mudanças de faixa e frenagem de emergência em cruzamentos.
A versão enviada ao Brasil é a versão europeia, mais curta que a versão global. Tem 4,51 m de comprimento na brasileira, enquanto a global mede 4,66 m, entre-eixos mede 2,68 m enquanto a global tem 2,75 m. A versão curta tem um design mais esportivo, com as portas traseiras menores. O desenho das rodas e o formato dos para-choques também mudam.
O destaque desta nova geração do Kia Sportage é a mecânica híbrida-leve, a exemplo da presente no SUV compacto Stonic.
Quer dizer que seu motor 1.6 turbo com injeção direta, de de 180 cv e 27 kgfm, é auxiliado por um pequeno motor elétrico que também cumpre a função de motor de partida e alternador, ao mesmo tempo que também ajuda a recuperar a energia cinética das frenagens. O câmbio é de dupla embreagem com sete marchas.