Promoção: Revista em casa a partir de 10,99

Novo Kia XCeed é hatch aventureiro com até 204 cv e pique de esportivo

O SUV crossover passou por um facelift e tem versões a combustão, híbrida leve e híbrida plug-in, que não chega a 50 km de autonomia

Por João Vitor Ferreira
18 jul 2022, 19h14
KIA XCEED 2023 GT-LINE
 (Divulgação/Kia)
Continua após publicidade

Apresentado em 2019, o Kia XCeed chegou para complementar a gama de carrocerias da família Ceed. Quase quatro anos depois, o hatch aventureiro ganha um facelift de meio de vida, acompanhado de uma nova versão de apelo esportivo, GT-Line, que tem motorização potente e exclusiva.

Opção de motor é o que não falta para o XCeed. Ao todo, são cinco trens de força disponíveis: um plug-in, dois híbridos leves e dois puramente a combustão. 

A solitária versão PHEV combina o motor 1.6 aspirado e motor elétrico, que juntos geram 141 cv e 27 kgfm. Sua bateria, porém, é pequena, tendo apenas 8,9 kWh, o que garante apenas 48 km de autonomia de acordo com ciclo WLTP. Já a Kia clama que o conjunto é capaz de rodar até 60 km na cidade com uma carga completa.

KIA XCEED 2023 GT-LINE traseira
Lanternas com LED pontilhados são exclusivos do XCeed GT-Line (Divulgação/Kia)

A eletrificação híbrida leve pode vir acompanhada de outros dois motores: o 1.0 turbo a gasolina de 120 cv e 17,5 kgfm (semelhante ao usado pelo Stonic) ou o 1.6 diesel de 136 cv e 32,63 kgfm. A versão a diesel ainda oferece o câmbio automático de sete marchas ou o manual de seis, que reduz a entrega de torque a 28,6 kgfm, mas vem com o sistema iMT da Kia, com embreagem controlada eletronicamente que desliga o motor em situações de desaceleração para poupar combustível.

Continua após a publicidade
KIA XCEED 2023 GT-LINE frontal
Uma novidade em relação ao modelo pré-facelift é o logo da Kia, que foi substituído pela versão mais moderna no XCeed 2023 (Divulgação/Kia)

Entre os trens de força a combustão, as versões padrão do XCeed terão o 1.5 turbo de 160 cv a disposição. Já a versão GT-Line, além de visual único, também terá o exclusivo motor 1.6 de 204 cv e 27,02 kgfm, retirado das variantes GT dos irmãos Kia Ceed (hatch) e Kia ProCeed (perua). Este motor está acoplado a uma transmissão de dupla embreagem e sete velocidades, assim o esportivo consegue ir de 0 a 100 km/h em 7,5 s. Em todos os casos, a tração do XCeed é sempre dianteira.

KIA XCEED 2023 plug-in
As versões padrão do XCeed se diferem da esportiva, principalmente, pelo contorno mais grosso da grade e pelas entradas de ar menores (Divulgação/Kia)
Continua após a publicidade

No design, tanto as versões padrão quanto a GT-Line estão muito semelhantes. Na dianteira, a esportiva ganha entradas de ar um pouco maiores nas extremidades do para-choque e uma grade com contorno lifeiramente mais fino. Enquanto na traseira, ela ganha um difusor na cor do carro e as lanternas de LED recebem um padrão pontilhado, substituindo o linear. Já as rodas de 18’’ vem de fábrica no GT-Line e são opcionais nas demais variantes, que são vendidas com rodas de 16’’.

 A versão GT-Line tem como exclusividade também os assentos GT-Line, volante de fundo chato, forro do teto preto e alavanca de câmbio de couro perfurada.

Continua após a publicidade
KIA XCEED 2023 GT-LINE interior
Interior do XCeed GT-Line (Divulgação/Kia)

No interior, o XCreed pode vir com central multimídia de 8’’ ou 10,25’’, ambas com conectividade Android Auto e Apple CarPlay, porém, apenas a segunda tem capacidade para conectar dois smartphones ao mesmo tempo. O SUV também ganha um novo controle de cruzeiro adaptativo, que utiliza dados do sistema de navegação para reduzir a velocidade do veículo de acordo com o limite da via e antes das curvas.

KIA XCEED 2023 GT-LINE e pllug-in
(Divulgação/Kia)

Ainda sem preço divulgado, o novo XCreed será exclusivo para o mercado europeu e sua produção será iniciada ainda neste trimestre, na Eslováquia. As vendas estão programadas para começar a partir de setembro.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

SEMANA DO CONSUMIDOR

Assine o Digital Completo por apenas R$ 5,99/mês

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas R$ 5,99/mês*
ECONOMIZE ATÉ 59% OFF

Revista em Casa + Digital Completo

Nesta semana do Consumidor, aproveite a promoção que preparamos pra você.
Receba a revista em casa a partir de 10,99.
a partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.