Novo Lamborghini híbrido tem V12, três motores elétricos e mais de 1000 cv
Superesportivo vai ter modo elétrico e câmbio instalado atrás do motor pela primeira vez
Pouco a pouco a Lamborghini vai acabando com o mistério sobre o sucessor do Aventador, que agora sabemos que vai se chamar LP744. A revelação dessa vez foi a motorização, talvez a parte mais importante de um superesportivo.
Já sabíamos que o novo carro manteria um motor V12 a combustão, mas que agora seria híbrido. A Lamborghini disse nesta terça (7) que serão três propulsores elétricos se somando ao novo V12 6.5 (posicionado com o volante do motor para a traseira) para passar dos 1.000 cv de potência.
O câmbio também é novidade. Será um automatizado de dupla embreagem com oito marchas. É a primeira vez em que a caixa ficará atrás do motor e montada na transversal.
Onde seria o túnel da transmissão, ficarão as baterias de ion-lítio, que alimentam os três motores elétricos. Esse trio também vai poder movimentar o LP744 sem o uso do V12. Segundo a marca, o novo carro emitirá 30% a menos de poluentes do que o Aventador.
A Lamborghini, que usa motores V12 desde sua fundação, disse que o novo 6.5 a gasolina é o mais leve e potente que já construiu. Sua potência é de 825 cv a 9.250 rpm e 72,5 kgfm de torque a 6.750 rpm.
Outra tradição a ser mantida é a tração nas quatro rodas. O eixo dianteiro ficará por conta de dois motores elétricos, enquanto o terceiro cuida dos traseiros, ficando logo acima da caixa de câmbio. No modo elétrico, apenas os dianteiros são acionados. No total, somam 1.015 cv.
A bateria tem 3,8 kWh. Podem ser recarregadas por frenagens e pelo próprio V12 a gasolina ou em 30 minutos em uma tomada residencial.