O Lamborghini Huracan STO é difícil de superar. Não dá para ser mais agressivo, mais incisivo e mais “selvagem” em um autódromo. Mas, sinceramente, há pouco espaço para o STO em estradas públicas e é aqui que entra o novo Lamborghini Huracan Tecnica, com todos os seus genes de carro de GT3 mas mais civilizado para o cotidiano.
Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90
Ainda assim, é muito especial. O bem conhecido motor V10 5.2 aspirado continua rendendo até 640 cv e 57,6 kgfm a 6.500 rpm porque pouco mudou no motor do cupê de 4,57 metros, ao contrário do que pode se dizer quanto ao design, chassi e aerodinâmica.
No primeiro caso nota-se o novo para-choques frontal, traseira redesenhada, ponteiras de escape com formas hexagonais e novas entradas e saídas de ar do complexo “aparelho respiratório” do Huracan Tecnica. Isso porque a pressão sobre a carroceria aumenta em 35% e o arrasto é incrementado em 1/5. E com as retocadas partes da carroceria nas extremidades do carro, a Tecnica é 6 cm mais comprida do que o Huracan Evo.
“O Tecnica combina o know-how de design e de engenharia da Lamborghini para dar origem ao Huracan perfeito que é tão furioso na pista quanto divertido nas vias públicas”, garante o CEO da Lamborghini, Stephan Winkelmann.
Depois ele acrescenta “o Tecnica completa a gama Huracan, encaixando-se perfeitamente entre o RWD e o STO, beneficiando da melhor forma da tecnologia e performances deste modelo animado por um dos últimos motores V10 atmosféricos do mundo e envolvido em um design ainda mais dramático”.
O motor, o chassi, a transmissão e o escape têm as respectivas respostas alteradas através dos diferentes modos de condução, Strada, Sport e Corsa. O Strada é o mais indicado para o dia-a-dia, Sport e Corsa são os preferidos das pistas, especialmente o segundo, que retira algumas das ajudas com que o condutor/piloto ainda pode contar no Sport.
O sistema de freio carbono-cerâmico foi montado para assegurar os melhores registos de desaceleração, para que o baixo e largo Huracan seja capaz, por exemplo, de parar completamente de uma velocidade de 100 km/h em não mais que 31 metros.
As performances são aquilo que esperaríamos de um superesportivo assinado pela Lamborghini. Si da inércia e chega aos 100 km/h em apenas 3,2 segundos e a velocidade máxima é de 325 km/h.
As trocas de marcha são feitas através de uma transmissão de dupla embreagem de sete velocidades que conta com a parceria de largos e baixos pneus 305 atrás (com aro de 20 polegadas) para colocar a elevada potência no chão. Isso porque se trata de um Huracan disponível apenas com tração traseira, ao contrário do Evo, que existe com tração traseira e 4×4.
Por dentro o ambiente é formalmente marcado pelo extenso revestimento em Alcantara negra e o carbono exposto, pelos bancos esportivos com reforçado apoio lateral, a ponte central que combina comandos físicos com a tela digital e pelo volante de aro grosso diante do quadro de instrumentos digital. E parece que não falta nada.