Novo Land Rover Defender V8 traz muita tecnologia e motor “raiz” de 532 cv
Defender de série mais potente já feito, utilitário V8 também recebeu novidades tecnológicas e visuais — sem se esquecer da tradição
Moderna sem abrir mão do seu legado, a Land Rover apresentou, nesta terça-feira (25), o novo e aguardado Defender V8. Trata-se da versão de série do modelo mais potente já feita, com direito a compressor mecânico e ajustes exclusivos, até mesmo por ser muito mais poderoso que os 2.0 de quatro cilindros, a diesel ou gasolina. .
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Há também novas opções estéticas, melhorias em sistemas tecnológicos e leves rearranjos no design das variantes 90 e 110, sempre atentas à herança que a fabricante faz questão de exaltar.
O Defender V8 já vinha sendo aguardado há alguns meses e, a princípio, a expectativa agradou. O novo motor 5.0 justifica seu destaque e entrega 532 cv de potência e 63 kgfm de torque, capazes de levar o Defender 90 à velocidade máxima de 240 km/h, indo de 0 a 100 km/h em cerca de 5,2 segundos.
Também há novos ajustes de suspensão e transmissão, no que a marca classificou como a “o mais rápido e dinamicamente satisfatório Defender feito”. Para tanto, o 4×4 traz câmbio automático de oito marchas, novas taxas de oscilação e compressão das molas e sistema diferencial eletrônico remodelado.
“Nosso foco de engenharia foi otimizar a calibração do trem de força do Defender, buscando entregar, simultaneamente, performance responsiva na estrada e controle fino fora dela – tudo sem comprometer sua imparável capacidade em todos os terrenos e sua habilidade em atravessar corpos d’água”, comentou o gerente sênior da Jaguar Land Rover, Iain Gray.
A Land Rover ainda preparou um novo modo de direção dinâmico dentro do sistema Terrain Response, a fim de auxiliar a condução da fera em terrenos desafiadores. Tudo isso se soma à ação coordenada do torque vetorizado, controle de tração e controle de guinada, além da aceleração ágil que mantém o Defender sempre na mão do motorista.
Externamente, tem decalques exclusivos, escapamento quádruplo com canos remodelados e rodas de aro 22 (os discos de freio, por si, vêm em aro 20). O som do motor também foi equalizado e, caso queira, o condutor pode optar por uma condução mais silenciosa – ou sem graça, diriam os puristas.
Por dentro o carro faz jus ao preço, vindo com bancos em couro Ebony Windsor com detalhes em camurça e Robustec. Ao mesmo tempo, há acabamento em Alcantara no volante e cetim tátil cromado na alavanca de câmbio.
A central multimídia também é nova, e mesmo com 11,4 polegadas fica pequena no amplo anterior. Batizada de Pivi Pro, ela é 60% maior que sua antecessora e conta com vidro curvo, a fim de facilitar a visão do condutor.
Ainda que suporte as interfaces Android Auto e Apple Carplay, a Land Rover investiu pesado no seu sistema nativo, que usa aprendizado de máquina para compreender o itinerário do proprietário e oferecer os melhores caminhos, ao passo que os celulares podem ser carregados sem fio e ainda contam com um potencializador de sinal 4G e Wi-Fi, para funcionar mesmo em localidades mais inóspitas.
Inicialmente à venda no Reino Unido, o Defender V8 90 parte de R$ 766.000, na cotação atual. Já a versão 110 começa em R$ 787.000. Há apenas opção de cor em cinza, preto e branco, além de pacote adicional de cromagem dos acessórios.
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