Black Friday: assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Novo Land Rover Defender V8 traz muita tecnologia e motor “raiz” de 532 cv

Defender de série mais potente já feito, utilitário V8 também recebeu novidades tecnológicas e visuais — sem se esquecer da tradição

Por Eduardo Passos
25 fev 2021, 14h25
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Há Defender híbrida, mas o modelo V8 se manteve
    Há Defender híbrida, mas o modelo V8 se manteve “imaculado” (Divulgação/Land Rover)

    Moderna sem abrir mão do seu legado, a Land Rover apresentou, nesta terça-feira (25), o novo e aguardado Defender V8. Trata-se da versão de série do modelo mais potente já feita, com direito a compressor mecânico e ajustes exclusivos, até mesmo por ser muito mais poderoso que os 2.0 de quatro cilindros, a diesel ou gasolina. .

    Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 7,90

    Há também novas opções estéticas, melhorias em sistemas tecnológicos e leves rearranjos no design das variantes 90 e 110, sempre atentas à herança que a fabricante faz questão de exaltar.

    Continua após a publicidade

    O Defender V8 já vinha sendo aguardado há alguns meses e, a princípio, a expectativa agradou. O novo motor 5.0 justifica seu destaque e entrega 532 cv de potência e 63 kgfm de torque, capazes de levar o Defender 90 à velocidade máxima de 240 km/h, indo de 0 a 100 km/h em cerca de 5,2 segundos.

    Menor, variante 90 passa tranquilamente dos 200 km/h e traz mecanismos para rodagem estável
    Menor, variante 90 passa tranquilamente dos 200 km/h e traz mecanismos para rodagem estável (Divulgação/Land Rover)

    Também há novos ajustes de suspensão e transmissão, no que a marca classificou como a “o mais rápido e dinamicamente satisfatório Defender feito”. Para tanto, o 4×4 traz câmbio automático de oito marchas, novas taxas de oscilação e compressão das molas e sistema diferencial eletrônico remodelado.

    Motor V8 é nada modesto em suas especificações
    Motor V8 é nada modesto em suas especificações (Divulgação/Land Rover)

    “Nosso foco de engenharia foi otimizar a calibração do trem de força do Defender, buscando entregar, simultaneamente, performance responsiva na estrada e controle fino fora dela – tudo sem comprometer sua imparável capacidade em todos os terrenos e sua habilidade em atravessar corpos d’água”, comentou o gerente sênior da Jaguar Land Rover, Iain Gray.

    Continua após a publicidade
    Freios em azul Xenon são marca registrada do Defender V8
    Freios em azul Xenon são marca registrada do Defender V8 (Divulgação/Land Rover)

    A Land Rover ainda preparou um novo modo de direção dinâmico dentro do sistema Terrain Response, a fim de auxiliar a condução da fera em terrenos desafiadores. Tudo isso se soma à ação coordenada do torque vetorizado, controle de tração e controle de guinada, além da aceleração ágil que mantém o Defender sempre na mão do motorista.

    Externamente, tem decalques exclusivos, escapamento quádruplo com canos remodelados e rodas de aro 22 (os discos de freio, por si, vêm em aro 20). O som do motor também foi equalizado e, caso queira, o condutor pode optar por uma condução mais silenciosa – ou sem graça, diriam os puristas.

    Continua após a publicidade
    Inspiração no passado é vital à Land Rover, que também não abre mão de inovar
    Inspiração no passado é vital à Land Rover, que também não abre mão de inovar (Divulgação/Land Rover)

    Por dentro o carro faz jus ao preço, vindo com bancos em couro Ebony Windsor com detalhes em camurça e Robustec. Ao mesmo tempo, há acabamento em Alcantara no volante e cetim tátil cromado na alavanca de câmbio.

    Conforto é abundante, mas nada além do esperado à faixa de preço
    Conforto é abundante, mas nada além do esperado à faixa de preço (Divulgação/Land Rover)

    A central multimídia também é nova, e mesmo com 11,4 polegadas fica pequena no amplo anterior. Batizada de Pivi Pro, ela é 60% maior que sua antecessora e conta com vidro curvo, a fim de facilitar a visão do condutor.

    Tela se une elegantemente ao interior, sem parecer um corpo estranho
    Tela se une elegantemente ao interior, sem parecer um corpo estranho (Divulgação/Land Rover)

    Ainda que suporte as interfaces Android Auto e Apple Carplay, a Land Rover investiu pesado no seu sistema nativo, que usa aprendizado de máquina para compreender o itinerário do proprietário e oferecer os melhores caminhos, ao passo que os celulares podem ser carregados sem fio e ainda contam com um potencializador de sinal 4G e Wi-Fi, para funcionar mesmo em localidades mais inóspitas.

    Continua após a publicidade
    Versão de topo, Defender V8 Carpathian vem com detalhes em preto, adesivos exclusivos e o que a Land Rover definiu como
    Versão de topo, Defender V8 Carpathian vem com detalhes em preto, adesivos exclusivos e o que a Land Rover definiu como “última expressão em design, performance e durabilidade” (Divulgação/Land Rover)

    Inicialmente à venda no Reino Unido, o Defender V8 90 parte de R$ 766.000, na cotação atual. Já a versão 110 começa em R$ 787.000. Há apenas opção de cor em cinza, preto e branco, além de pacote adicional de cromagem dos acessórios.

    Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

    Continua após a publicidade
    QR - CAPA 742 - FEVEREIRO
    (Arte/Quatro Rodas)
    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou
    ou ainda

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.