A Jaguar Land Rover é parceira de longa data da Chery, recorrendo à montadora oriental para fabricar e vender seus produtos na China. Há algumas semanas, elas deram um passo além na relação ao anunciar um acordo global de cooperação tecnológica; indo além, as empresas também anunciaram que, através desse projeto, o Freelander renascerá.
O Land Rover Freelander saiu de linha em 2015, com o Discovery Sport ocupando seu lugar desde então. O nome será reaproveitado, porém, numa submarca inédita de carros elétricos. A Freelander EV utilizará plataformas da Chery, incluindo o que há de mais moderno sendo desenvolvido pela montadora. Dos ingleses, virá contribuição no design, luxo e “embalagem” desses automóveis, oferecendo uma tradição que as marcas chinesas ainda não têm.
Desse modo, JLR e Chery esperam que os novos Freelander EV façam sucesso no gigantesco mercado do país, que será o foco inicial. Mas a joint venture confirmou que, num segundo momento, eles também serão vendidos em outros países.
É provável que os Freelander utilizem a plataforma E0X, desenvolvida em conjunto pela Chery e Huawei. Ela oferece sistema elétrico de 800 V, que permite recargas extremamente rápidas, além de baixo consumo que torna possível autonomia superior a 700 km. Também há suporte para suspensão a ar e automação veicular de nível 3, em que o motorista pode ler livros ou mexer no celular, por exemplo, sem infringir nenhuma lei de trânsito dado o poder do piloto automático.
Essa arquitetura é a base dos quatro carros mais modernos fabricados pela Chery, os Exlantix ES, Exlantix ET, Luxeed S7 e Luxeed R7. Um trunfo é a possibilidade da E0X ser utilizada em arranjo REEV, no qual um motor a combustão é instalado exclusivamente como gerador de eletricidade, sendo útil para países grandes e com pouca infraestrutura de recarga.