Black Friday: assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Novo Mercedes-AMG GLC usa tecnologias da F1 para trocar motor V8 por 2.0

Versão esportiva do SUV usa turbo elétrico e conjunto de baterias com recarga rápida vindos da F1 para substituir motor V8

Por João Vitor Ferreira
Atualizado em 18 jul 2023, 17h24 - Publicado em 18 jul 2023, 17h23
Mercedes-AMG GLC 63
Mercedes-AMG GLC 63 (Divulgação/Mercedes-Benz)
Continua após publicidade

A Mercedes apresentou a nova geração do AMG GLC, SUV do Classe C, que ficou mais tecnológico, rápido e ecológico. Isso porque a montadora abriu mão de vez dos motores V6 e V8 da geração passada e resolveu usar tecnologia do seu carro de Fórmula 1 para resolver o problema.

Sob o capô os GLC preparados pela AMG trazem sempre o motor 2.0 turbo de quatro cilindros, que também equipa o hot hatch A45 S. Sozinho, ele é capaz de gerar até 421 cv 51 kgfm, mas é claro que ele terá auxílio elétrico, como está virando costume na Mercedes.

No AMG GLC 43, o sistema híbrido leve de 48 volts ajuda com 13 cv e 15,29 kgfm durante fortes acelerações, além de reiniciar o motor mais rapidamente no anda e para das cidades e economizar gasolina desligando o motor durante a condução de cruzeiro.

Mercedes-AMG GLC 43
Mercedes-AMG GLC 43 (Divulgação/Mercedes-Benz)

Nessa configuração, o GLC fica um pouco mais rápido que o seu antecessor equipado com motor seis cilindros. O tempo de  0 a 100 km/h cai 0,1 s, sendo de 4,8 s e a velocidade máxima é limitada eletronicamente a 250 km/h.

Acima dele, o GLC 63 S E Performance traz o mesmo motor quatro cilindros, mas tem um sistema elétrico híbrido plug-in. O SUV ganha um motor elétrico adicional de 201 cv no eixo traseiro, turbo maior e bateria de 6,1 kWh para chegar aos 671 cv e 104 kgfm. Nos dois casos a transmissão é sempre integral e a força é levada às rodas por uma transmissão multi embreagem de nove marchas.

Mercedes-AMG GLC 63
Mercedes-AMG GLC 63 (Divulgação/Mercedes-Benz)

Mas não espere uma boa autonomia elétrica da versão topo de linha, afinal estamos falando de um carro esportivo e o impulso elétrico nesse caso é pensado no desempenho e não na eficiência. Tanto que a bateria é pequena (garante autonomia elétrica de 12 km, segundo a Mercedes) pois uma maior seria mais pesada.

Compartilhe essa matéria via:

Inclusive, esse novo sistema usado no modelo GLC 63 traz tecnologia da F1, que permite que a bateria descarregue e carregue sozinha de maneira mais rápida para sempre oferecer o máximo de potência quando necessário. Ela também ganha novo sistema de refrigeração individual para cada uma das 56 células, permitindo que o sistema sempre opere na temperatura ideal.

Mercedes-AMG GLC 63
Mercedes-AMG GLC 63 (Divulgação/Mercedes-Benz)

Por falar em F1, um dos trunfos do AMG GLC — tanto na versão básica, como na topo de linha —  é o turbocompressor elétrico derivado dos carros de corrida. Diferente do turbo convencional, esse é acionado por meio de um motor elétrico, que mantém a turbina girando mesmo quando a pressão dos gases de escape não está alta o suficiente, diminuindo o turbo lag e melhorando a resposta na aceleração.

Mercedes-AMG GLC 43
Mercedes-AMG GLC 43 (Divulgação/Mercedes-Benz)

Com todas essas melhorias, a Mercedes declara um tempo de 0 a 100 km/h de apenas 3,5 s para o GLC 63 e uma velocidade máxima de até 273 km/h. Para aguentar tanta velocidade, os freios são de quatro pistões com discos de 370 mm na dianteira e pistão único e 360 mm na traseira. Há também suspensão adaptativa de molas de aço, cinco modos de direção, direção hidráulica sensível à velocidade e esterçamento de até 2,5 graus nas rodas traseiras.

Mercedes-AMG GLC 63
Mercedes-AMG GLC 63 (Divulgação/Mercedes-Benz)

Se mecanicamente o Mercedes-AMG GLC traz novidades empolgantes, no visual as coisas quase não mudaram. A dianteira é praticamente a mesma, com uma pequena mudança nos faróis de LED, que agora estão mais finos e a assinatura não contorna todo o conjunto, ficando apenas na parte superior.

Mercedes-AMG GLC 63
Mercedes-AMG GLC 63 (Divulgação/Mercedes-Benz)

Na traseira, as luzes tiveram a mesma alteração e agora são mais afilados e avançam mais em direção ao centro do porta-malas. O difusor no para-choque se manteve, assim como as quatro saídas de escape em forma de trapézio, que receberam novo sistema que ajuda a melhorar o som do veículo. 

Mercedes-AMG GLC 63
(Divulgação/Mercedes-Benz)

Por dentro, o SUV recebe bancos esportivos em couro Nappa ou material sintético com microfibra. O volante pode ser do tipo AMG Performance que também recebe o revestimento em couro, além de shift paddles de alumínio. O conjunto de telas é conhecido, como já vimos no CLE, por exemplo. Ele traz dois displays digitais, sendo de 12,3’’ para o quadro de instrumentos e de 11,9’’ para a central multimídia, mas com layout específico da AMG, que reúne informações mais úteis para serem usadas na pista.

Mercedes-AMG GLC 63

A Mercedes ainda não divulgou preços ou datas de lançamento. O que se especula é que os dois modelos estarão disponíveis mais próximo do final do ano, com valor de US$ 65.000 para o mais básico e US$ 90.000 para o GLC 63. Após a dupla, a montadora ainda prepara a estreia da versão cupê atualizada.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou
ou ainda

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.