Fazia algum tempo que a Mercedes dava indícios de que iria enxugar um pouco sua oferta de veículos e quem estava na mira eram justamente os cupês e as peruas. Como planejado, a montadora alemã apresenta o novo Mercedes CLE, versão cupê do novo Classe E lançado em abril, mas que de quebra também substituirá o Classe C Coupé e sua versão conversível.
Tal estratégia explica o motivo de o novo Mercedes CLE ter referências visuais dos dois modelos. A grade, por exemplo, tem design mais próximo do Classe C, assim como os faróis de led, que repetem a mesma assinatura na parte superior do sedan menor. Já o para-choque e o perfil, tem o mesmo formato e entradas de ar do Classe-E.
Um detalhe que pode passar despercebido está na coluna B. Pela primeira vez em um Classe E cupê quebra a tradição, e coloca o pilar B atrás da porta. Segundo o chefe de testes gerais do CLE, Christof Kühner, isso foi feito para melhorar a rigidez da carroceria.
Na traseira não vemos nada dos sedãs, mas de outro membro da família E. As luzes são muito semelhantes à do elétrico EQE, mas com uma assinatura diferente. A semelhança até que faz sentido, afinal, assim como o Classe E, o CLE será vendido apenas em versões eletrificadas.
Em relação ao tamanho, o novo CLE ficou maior do que os dois modelos que substituirá. Agora, o cupê mede 4,85 m de comprimento, 1,86 m de largura, 1,42 m de altura e 2,86 m de entre eixos. Mas isso não significa que internamente ele é maior que os antecessores, na verdade, ele é um meio termo entre os antigos CLC e CLE.
Na cabine, o CLE se inspira bastante no Classe C. A semelhança fica mais evidente no conjunto de telas, sendo de 12,3’’ para o quadro de instrumentos e de 11,9’’ para a central multimídia. A tela central está disposta no vertical, assim como no sedan Classe C, repetindo também o layout das saídas de ar e do console central, que não tem seletor alavanca de câmbio, movida para o volante.
Configurado para quatro passageiros, os bancos têm ajustes de lombar e aquecimento na frente. Há luzes ambientes que podem ser configuradas em até 64 cores. O sistema que controla tudo dentro do veículo é o novo MBUX de terceira geração, que recebe a versão mais recente do sistema de reconhecimento de voz “Hey Mercedes”, conectividade 5G e suporte para download de aplicativos Android e serviços de streaming de música e filmes.
Para a segurança, o CLE está disponível com sistemas de assistência ao motorista, como frenagem autônoma de emergência, alerta de atenção ao motorista, assistente de permanência na faixa, reconhecimento de sinais de trânsito, controle de cruzeiro adaptativo e sensores de estacionamento com câmera de ré.
Inicialmente, apenas os modelos híbridos leves estarão disponíveis. Além de um motor a combustão, eles também têm um sistema de 48 volts e um motor elétrico instalado na caixa de câmbio, que fornece até 23 cv e 20,39 kgfm de torque em situações específicas.
As versões mais básicas terão tração dianteira. A primeira é a CLE200d, com motor a diesel 2.0 turbo de 197 cv e 44,86. Acima dela está o CLE200, que usa o mesmo motor 2.0 turbo a gasolina da versão de mesmo nome do Classe C, com 203 cv e 32,63 kgfm e é possível equipá-la com tração integral 4Matic por um preço adicional.
A partir daqui, todas as versões têm o sistema de tração 4Matic como padrão. A CLE300 traz o mesmo motor da CLE200, mas ele ganha um leve acréscimo de potência e torque, chegando aos 258 cv e 40,78 kgfm.
A topo de linha é a CLE450 4Matic. Essa tem o motor 3.0 seis cilindros a gasolina de 380 cv e 51 kgfm, capaz de levar o carro de 0 a 100 km/h em 4,4 s e a uma velocidade máxima de 250 km/h. Todas as versões, sem exceção, são equipadas com transmissão automática de nove marchas. Já o pacote estético AMG Line é padrão apenas na versão mais cara, mas é opcional nas demais.
Por enquanto, apenas os cupês com motorização híbrida leves chegarão ao mercado. Mais tarde, a Mercedes planeja ainda lançar os modelos conversíveis, híbridos plug-in, AMG e uma segunda variante a diesel com sistema de 48 volts, a CLE300d.
O novo Mercedes CLE chega ao mercado europeu em novembro na versão cupê, enquanto o conversível ficará disponível em 2024. A versão esportiva da AMG não deve demorar a chegar e é bem possível que ela seja lançada ainda esse ano. O preço não foi divulgado, mas no Reino Unido, por exemplo, é esperado que ele custe na casa das 50.000 libras, equivalente a R$ 307.600.