O novo Mercedes-Benz GLC Coupe está maior e com nova traseira. O SUV ganhou um leve aumento na sua carroceria e manteve trens de força híbridos leve e plug-in, embora o segundo esteja disponível somente no mercado europeu. Nos Estados Unidos, porém, o pacote visual AMG Line é de série.
No geral, o design da versão cupê é bem semelhante ao da padrão. Com exceção, é claro, do caimento do teto, que termina em um pequeno aerofóliono porta-malas. Mudanças como essa ajudaram o SUV a ficar mais aerodinâmico, diminuindo seu coeficiente de 0,30 para 0,27.
A carroceria ganhou um pequeno aumento de 31 mm, totalizando 4,763 m de comprimento. Não foi o suficiente para suprir a perda de espaço interno, em comparação ao GLC padrão, causada pelo caimento do teto. Mesmo assim, as variantes híbridas leves tem bons 545 l de capacidade, 45 l a mais que a geração passada. Os híbridos plug-ins, por outro lado, têm apenas 390 l, devido à maior quantidade de componentes elétricos.
Em relação aos equipamentos, o SUV traz quadro de instrumentos digital de 12,3’’ e central multimídia de 11,9’’ com sistema MBUX mais recente. Também há sistema de som Burnmester 3D Surround com 15 alto-falantes. Desde a versão mais básica, o GLC Coupe traz uma bons itens para o conforto, como integração com smartphone, carregamento de telefone sem fio e assentos aquecidos para motoristas e passageiros, além de pacote de assistência ADAS e o 360 Surround View, uma câmera de 360º com função de capô transparente, onde reproduz o que há logo a frente do veículo.
Todo design é totalmente configurável pelo cliente, isso inclui acabamento interno, estofado, pintura da carroceria e acabamento das rodas. O mais notável é que o console central está bem limpo, eliminando completamente qualquer alavanca de câmbio ou botões, assim como já vimos em outros modelos recentes da Mercedes.
Por fora, o design da dianteira não teve grandes alterações. A principal foram os faróis LED, que ficaram levemente mais finos. Na traseira, além do spoiler que já comentamos, as lanternas de LED seguiram a tendência e ficaram mais afiladas, porém a mudança é bem mais perceptível. Nas fotos divulgadas, o GLC Coupe em questão está com o pacote AMG Line que adiciona grade Panamericana, para-choques esportivos e rodas de liga leve de 19 polegadas e será padrão nos EUA.
A segunda geração do Mercedes-Benz GLC Coupe ainda não tem previsão de venda, mas é provável que ele chegue no fim do ano ou primeiro semestre de 2024. Os preços também não foram divulgados.
Sob o capô a única versão disponível nos EUA, o GLC 300 4Matic Coupe, traz motor a gasolina 2.0 de quatro cilindros que produz 259 cv e 40,79 kgfm. Ele recebe a ajuda do sistema híbrido leve de 48 volts, que acrescenta 29 cv e 15 kgfm quando necessário.
Para a Europa, também estará disponível o GLC 200 4Matic Coupe, com motor 2.0 turbo mais fraco, que produz apenas 204 cv e recebe auxílio do mesmo sistema. Também há versões híbridas leve com motor 2.0 turbodiesel, 200d e 300d, de 197 cv e 292 cv, respectivamente.
As variantes plug-in também só estarão disponíveis no velho continente. Serão três ao todo: duas a gasolina e uma a diesel, todas com motor elétrico de 136 cv e bateria de 32,2 kWh, que garante autonomia totalmente elétrica entre 113 km e 131 km, dependendo da versão.
A versão GLC 300e é a mais menos potente. Ela traz o mesmo motor a gasolina da versão híbrida leve de entrada, que junto com o sistema plug-in entrega 313 cv e 56 kgfm.
Acima dela, a versão 400e chega aos 381 cv e 66,21 kgfm, sendo a mais potente entre todas. Ela tem tempo de 0 a 100 km/h de 5,6 s e chega aos 239 km/h, de acordo com dados da Mercedes. Por fim, a versão plug-in a diesel, 300de, tem 335 cv e 76,47 kgfm. Em todos os casos há o sistema de tração integral 4Matic.