O novo Mini Cooper foi apresentado no início deste ano em versões elétricas e a combustão, mas apenas em sua configuração menor, de três portas – que, inclusive, já tem passaporte carimbado para chegar ao Brasil ainda este ano. Agora chegou a vez de a versão “crescida”, de cinco portas, ser atualizada.
Como no novo modelo de três portas, o design do maior tem elementos ousados, mas mantém o formato clássico e conhecido do Mini. Como é de se esperar, o visual é bem semelhante ao modelo menor, embora tenha duas portas a mais. As portas traseiras, porém, bastante reduzidas.
A dianteira apresenta faróis circulares em LED e uma grade de tamanho considerável, com mudanças de acabamentos e cores de acordo com as versões. Já a traseira traz lanternas triangulares, já conhecida de outras versões, que causaram (e ainda causam) certa polêmica.
A cabine tem quatro níveis de acabamento disponíveis: Essential, com bancos pretos e estampados; Classic, que traz volante de três raios; Favored, com acabamento em dois tons no painel; e JCW, com pegada esportiva, trazendo tecido em malha colorida e imitação de couro com contastes em vermelho.
Independentemente do acabamento escolhido, todos os novos Mini Cooper de cinco portas terão um display circular de 9,4 polegadas no centro do painel, executando o mais recente Mini Operating System.
Em relação ao tamanho, o Mini de cinco portas muda apenas dois quesitos em relação ao modelo menor: o comprimento, que é de 4,03 metros (ou 17,2 cm a mais), e o entre-eixos, de 2,56 m (7,2 cm maior).
Na Europa, o modelo mantém as duas variações de motor a combustão. O primeiro é um 1.5 turbo de três cilindros capaz de produzir 156 cv e 23,5 kgfm, previsto para estar disponível exclusivamente no Cooper C, modelo de entrada. Com esta configuração o carro pode ir de 0 a 100 km/h em cerca de 8 segundos, segundo a marca.
A segunda variação de motor fica para um 2.0 de quatro cilindros com 204 cv e 30,5 kgfm de torque, podendo alcançar 100 km/h em 6,8 segundos, também de acordo com a Mini. Esta motorização estará disponível em versões mais caras.
A Mini também confirmou que o novo Cooper possui um “sistema de suspensão e amortecimento ajustado para um manuseio agressivo”, com a opção de suspensão adaptativa. O modelo também estará disponível com rodas de 16 a 18 polegadas. Os que optarem por rodas de 17 e 18 polegadas terão pneus mais largos, de 8,4 polegadas.