Aguardada há meses, (para não dizer anos) a nova geração do Mitsubishi Outlander foi apresentada oficialmente para os Estados Unidos. Trata-se do primeiro Mitsubishi influenciado pela aliança Renault-Nissan-Mitsubishi. Não à toa, desta vez a plataforma que serviu como ponto de partida para ele foi a do Nissan Rogue.
Não tem problema. Até mesmo porque trata-se do primeiro carro inteiramente novo da Mitsubishi lançado em anos. E também marca uma guinada na imagem da marca para ser mais empolgante e com melhor aproveitamento de sua trajetória nos ralis.
Acompanhado de tudo isso, também estreia uma linguagem de design inédita. O capô está mais alto, os arcos cromados nas laterais da grade foram mantidos mas agora os faróis foram divididos, com luzes diurnas na parte superior e os faróis em bloco independente, como no Eclipse Cross.
Na traseira, ainda que tudo seja novo, as lanternas estreitas respeitam o desenho da geração anterior.
As dimensões estão maiores. Só manteve os 4,68 m de comprimento, pois está 5,08 cm mais largo, passando aos 1,86 m de largura, o entre-eixos cresceu 3 cm para 2,70 m e a altura é de 1,75 m.
Tudo novo por dentro
Nesta nova geração o Mitsubishi Outlander passa a ter três fileiras de assentos por padrão. E tudo no interior dele é novo, a começar pelo painel com quadro de instrumentos de 12,3 polegadas e central multimídia de 9 polegadas. E até mantiveram os comandos físicos do ar-condicionado.
A lista de equipamentos de série inclui 11 airbags, portas USB A e C, piloto automático adaptativo, assistente de permanência em faixa, head-up display e sistema de som Bose com 10 alto-falantes.
Uma melhoria notável é vista no acabamento, com muitas superfícies de toque macio, apliques de alumínio e bancos revestidos de couro legítimo, camurça ou tecido, dependendo da versão.
De acordo com a Mitsubishi, o motor 2.5 que equipa o Outlander é “novo e desenvolvido pela Aliança”. Em outras palavras, é o PR25DD a gasolina que equipa carros da Nissan e da Reanault. Ele gera 184 cv a 6.000 rpm e 24,7 kgfm de torque a 3.600 rpm. O câmbio é um automático CVT com simulação de oito marchas.
Há versões com tração dianteira e integral Super All-Wheel Control 4WD. Agora há um seletor de modos de tração, que otimiza o sistema para diversos tipos de terreno. O mais curioso é que o seletor também está presente nas versões com tração dianteira, mas sem o modo lama.
Nos Estados Unidos, os preços do novo Mitsubishi Outlander 2022 começam em 25.795 dólares, R$138.542 ao câmbio atual.