Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Novo Onix: GM diz a Procon que vazamento de combustível não causa incêndio

Fabricante responde a notificação do órgão afirmando que falha "é de pouca relevância" e "não afeta segurança", e que por isso não formalizou um recall

Por Gabriel Aguiar, Renan Bandeira
Atualizado em 22 jan 2020, 14h15 - Publicado em 7 jan 2020, 18h53
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Onix Plus vermelho do longa duração
    Cerca de 30.000 unidades podem ter vazamento de combustível (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Os Chevrolet Onix e Onix Plus tiveram casos recentes de vazamento de combustível.

    Só que, de acordo com a marca, o defeito tem “pouca relevância” e não apresentava “risco à segurança”. Quer dizer… ao menos foi a justificativa da GM ao Procon-SP para não fazer o recall.

    O órgão de defesa do consumidor antecipou o comunicado em primeira mão a QUATRO RODAS nesta terça-feira (7) e também confirmou que analisará se as falhas apresentadas pelo lançamento colocam o consumidor em risco.

    Além do vazamento, os modelos tiveram falha no led indicador de marcha do câmbio.

    “A empresa encaminhou resposta informando que (…) o vazamento é de pouca relevância e ocorre de um lado do veículo em que não há produto inflamável. A empresa afirma que, deste modo, não existe risco à segurança e por tal motivo optou por não fazer o recall”, relata o Procon.

    Continua após a publicidade
    onix
    Procon-SP analisará se defeito coloca em risco o consumidor (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    Segundo apuração realizada no mês passado, há aproximadamente 30.000 unidades com risco de apresentar os defeitos.

    Na reportagem anterior, em contato com o Procon-SP, o diretor da entidade informou que a empresa poderá pagar multa de R$ 10 milhões por não realizar a campanha de reparo.

    O caso é tratado pela Chevrolet apenas como “campanha de serviço”. Só que a própria marca orienta proprietários a continuarem utilizando o veículo, apesar do risco de vazamento.

    Continua após a publicidade

    O analista de sistemas Fabio Andrade, de São Paulo (SP), recebeu exatamente esta orientação da concessionária enquanto aguardava o reparo de seu Onix hatch 1.0 turbo LT com 1.375 km rodados.

    Antes que o atendimento fosse efetivamente realizado, Andrade teve seu carro guinchado devido ao vazamento. Confira o vídeo da falha:

    Onde está a falha?

    Mais precisamente, nos conectores da tubulação Y que leva o combustível do tanque ao filtro. De acordo com o comunicado interno da GM à rede, estes conectores podem estar “com o material fora do especificado”.

    Continua após a publicidade

    A solução consiste em “substituir o trecho da tubulação de alimentação de combustível” especificada em vermelho na imagem abaixo. Segundo o boletim interno, o serviço será coberto pela garantia dos veículos.

    Chevrolet Onix – tubulação Y
    Boletim interno indica que as oficinas devem trocar parte da tubulação de combustível (Reprodução/Quatro Rodas)

    Além disso, pode ser necessária a substituição do chicote dos leds que iluminam a alavanca do câmbio automático de Onix e Onix Plus. Ao todo,  29.512 unidades estão envolvidas no primeiro caso e 6.196 unidades no segundo.

    A substituição da peça defeituosa, que leva cerca de uma hora, depende da disponibilidade nas revendas para que seja feita na hora ou via agendamento.

    Continua após a publicidade

    Confira o comunicado oficial antecipado pelo Procon-SP

    “GM responde ao Procon-SP

    Procon analisará se a falha do Chevrolet Onix coloca o consumidor em risco

    A General Motors do Brasil respondeu à notificação do @proconsp, vinculado à Secretaria da Justiça e Cidadania, sobre os problemas apresentados pelo veículo Chevrolet Onix Plus: vazamento de combustível e falha no LED do câmbio.

    A empresa encaminhou resposta informando que em algumas unidades do modelo Chevrolet Onix ocorreram vazamento em função do defeito de uma peça, sendo que o defeito é pequeno, o vazamento é de pouca relevância e ocorre de um lado do veículo em que não há produto inflamável. A empresa afirma que, deste modo, não existe risco à segurança e por tal motivo optou por não fazer o recall.

    O @proconsp irá analisar a resposta e o laudo apresentado pela GM. Após essa avaliação, caso o @procon entenda que o defeito, ainda que pequeno, traz algum risco à segurança dos consumidores, a empresa poderá ser multada”.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.