Enquanto a maioria das fabricantes mantém em sigilo o desenvolvimento de novos carros, a Porsche fez questão de anunciar que o próximo Cayenne está perto de ser apresentado. Mais do que isso, a marca divulgou imagens para mostrar que a nova geração do SUV tem enfrentado duros testes em situações e lugares extremos.
Do asfalto de Nurburgring, na Alemanha, até as pistas congeladas da Finlândia, passando também pelas dunas de Marrocos e estradas off-road na Espanha, o novo Cayenne já soma mais de quatro milhões de quilômetros em testes ao redor do mundo. Só no tráfego urbano e rodoviário, os protótipos chegam a acumular 200.000 km em poucos meses de teste, segundo a Porsche.
Como o próprio Dirk Lersch, líder da equipe de montagem e testes, explicou, porém, as condições dos testes não refletem exatamente o que os clientes farão na vida real. “Quem compra um Porsche deve saber que ele pode suportar cargas excepcionalmente altas – independentemente da superfície em que está sendo conduzido”, completou Lersch.
As novidades ainda não foram completamente anunciadas. No entanto, a quantidade de testes nos dá uma boa noção de que muita coisa mudará, afinal, a Porsche está testando o SUV como se fosse um veículo sendo desenvolvido do zero. “É uma das atualizações de produto mais extensas na história da Porsche”, diz o gerente de série Michael Schätzle.
Até agora, sabemos que o Cayenne de terceira geração trará grandes revisões em seu sistema de chassi, adicionando um novo chassi semiativo. Segundo a Porsche, essas mudanças são para equilibrar ainda mais o desempenho do SUV nas estradas, com o conforto em trilhas off-road.
A Porsche também anunciou mudanças em motorização, conectividade e equipamentos. O Cayenne ganhará um novo e “amplamente digitalizado” display e conceito operacional com funções de conectividade aprimoradas, segundo a marca. Enquanto os faróis terão a nova tecnologia LED HD-Matrix. O lançamento do modelo está previsto para o segundo trimestre de 2023.
–