Novo R8 Coupe GT com tração traseira marca despedida do motor V10 na Audi
Série limitada marca a despedida do motor V10 5.2 aspirado, pelo menos em configuração sem qualquer assistência elétrica
A Audi está se despedindo do seu motor V10 5.2, motor que evoluiu junto com o Audi R8 desde seu lançamento, em 2007. E parecem ter descoberto uma fórmula para que a série limitada de despedida não tenha ares melancólicos: combinaram a versão mais potente deste motor com a tração traseira.
Em resumo, o Audi R8 Coupé V10 GT RWD é isso. Seu motor V10 rende os mesmos 620 cv e 57,6 kgfm dos R8 Quattro, com tração integral, ou 50 cv a mais que as versões com tração traseira vendidas até agora. Apenas 333 unidades serão produzidas nesta configuração, que ainda inclui um kit de fibra de carbono para a carroceria que reduz seu peso em 20 kg.
A potência é enviada para as rodas traseiras por meio do câmbio automatizado de dupla embreagem de 7 marchas, que foi aprimorado para ter trocas ainda mais rápidas e relações que permitem alcançar uma velocidade máxima mais alta. O resultado? Zero a 100 km/h em 3,4 segundos (0,4 s mais rápido que o RWD comum e 0,3 mais lento que o Quattro), zero a 200 km/h em 10,1 s e velocidade máxima de 320 km/h.
Porque a Audi nunca havia feito um R8 nesta configuração até hoje? Pela possível dificuldade em domar esta fera com tanta potência e tração traseira. Mas há como usar isso a favor da diversão com um modo de “sobreesterço controlado”. Ou seja, a famosa saída de traseira pode ser estimulada por meio de um botão no volante que ativa o chamado Torque Rear Drive, com sete perfis diferentes de saída de traseira.
A Audi diz que o sistema usa o controle de tração para modular a derrapagem e, ao mesmo tempo, os sensores de velocidade das rodas, o ângulo de direção, a posição do pedal do acelerador e a marcha selecionada são monitorados para ajustar a escapada da traseira.
A versão de despedida do Audi R8 ainda tem rodas exclusivas de 20 polegadas mais leves e calçadas com pneus Michelin Sport Cup 2. Além disso, freios cerâmicos e bancos do tipo concha são padrão.
Componentes da suspensão dianteira também perderam peso com mudanças pensadas para melhorar a dinâmica, caso das novas barra estabilizadora dianteira de plástico reforçado com fibra de carbono (CFRP) e suas bieletas, de alumínio anodizado. Molas esportivas são opcionais.
A nova série limitada repete muitos detalhes da série de despedida da primeira geração do Audi R8, desde a tiragem limitada a 333 unidades até a combinação das cores Matte Suzuka Gray da primeira geração (Tangorot Metallic e Daytona Gray Metallic também serão oferecidas). O interior tem revestimentos vermelho e preto.
O Audi R8 Coupe V10 GT RWD começa a ser vendido na Europa em 2023. Os preços começam em € 225.000 na Alemanha, o equivalente a R$ 1,15 milhão ao câmbio atual.