Fora de linha no Brasil há um ano, o Renault Captur acaba de ganhar uma atualização de meia vida. Vale lembrar que o modelo europeu sempre foi menor que o brasileiro, por ser baseado no Clio. Mas agora seu design é inspirado nos SUVs europeus da Renault e há uma nova versão topo de linha com proposta esportiva: a Esprit Alpine.
Nota-se inspirações no novo Scenic E-Tech e no SUV cupê Rafale. A intenção da marca era dar ao carro um ar de SUV premium e, para isso, todas as versões têm de série faróis full-LED e são acompanhados por DRLs em forma de seta no para-choque dianteiro, que é diferente e se integra à grade.
O restante da carroceria está praticamente inalterado. Apenas as lanternas traseiras ganharam nova iluminação de leds. O modelo finalmente vai receber o emblema atualizado da Renault e ainda terá opções com rodas de 17 a 19 polegadas.
A nova versão topo de linha, Esprit Alpine, substitui a antiga RS-line e tem para-choques com apliques na cor Slate Grey, a carroceira recebe detalhes em preto brilhante e as rodas de liga leve são de 19 polegadas com design exclusivo. Por dentro, o tecido dos bancos é sustentável (não há nada de couro natural), há bandeiras Alpine e francesa, costura azul, inserções azul e cinza no painel e pedais de alumínio.
Agora, para todas as versões do Captur têm quadro de instrumentos digital de 10,25 polegadas e uma tela sensível ao toque de 10,4 polegadas no centro. A central multimídia tem sistema Google integrado. Há carregador por indução, iluminação ambiente e sistema de áudio Harman Kardon opcional.
Atualizações mecânicas
Além do visual, o Renault Captur 2025 tem atualizações mecânicas. Os engenheiros da Renault ajustaram a geometria da suspensão, as características dos amortecedores e a calibração da direção com objetivo de melhorar a dinâmica do veículo. As versões mais potentes também têm amortecedores exclusivos, mais firmes.
Para a motorização, há algumas variantes. O motor mais básico é um três-cilindros 1.0 turbo com 89 ou 99 cv. Acoplado a ele está um câmbio manual de seis marchas.
O quatro cilindros 1.3 turbo desponta como versão mais potente e agora é híbrido leve 48V, com 138 cv quando com câmbio manual de seis marchas ou 158 cv quando equipado com o câmbio de dupla embreagem EDC (da mesma família do usado pelo Kardian). Em alguns mercados, porém, haverá uma versão sem eletrificação com 153 cv.
E, finalmente, a versão mais eficiente. O Captur E-Tech é híbrido e tem 143 cv de potência combinada. Ela integra um motor 1.6 aspirado e dois motores elétricos com uma bateria pequena de 1,2 kWh. Essa provavelmente será a opção mais procurada, já que, segundo a Renault, mais de 41% dos clientes do Captur na França optam pela variante híbrida.
O carro também ganhou alguns modos de condução Multi-Sense (Eco, Sport, Comfort e MySense) e um opcional Extended Grip, com modos para neve e todo terreno. Para todas as versões, a tração é apenas dianteira. Os equipamentos de segurança foram atualizados. Agora o SUV conta com até 28 sistemas ADAS.
O Renault Captur 2025 estará disponível no mercado europeu a partir deste mês. Ele seguirá sendo fabricado em Valladolid, na Espanha, e seus preços ainda não foram divulgados pela empresa.