Um dos maiores grupos automotivos da China, a Geely já expandiu seu nome para além da grande muralha, adquirindo grandes nomes da indústria para seu império. Talvez, a sua mais famosa aquisição foi a Volvo, que pertence aos chineses desde 2010.
Mais barato que gasolina! Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 6,90
Agora, essa união parece estar trazendo novos frutos para Geely, que tinha a má fama de copiar outros modelos (vide o caso do Geely GE). Lançado pela Lynk & Co., marca global do conglomerado chinês, o 09 é um SUV inspirado no XC90, da Volvo.
O 09 é o primeiro carro da montadora chinesa a utilizar a plataforma SPA criada pela Volvo. Logo, ele apresenta a mesma motorização híbrida do “primo” sueco, com motor 2.0 que pode se unir ao sistema híbrido leve, gerando 253 cv, ou ao híbrido plugin, que oferece 430 cv. Em ambos os casos, a transmissão é automática de oito velocidades.
Se na parte mecânica o 09 é idêntico ao XC90, o visual tem suas particularidades. Começando pela dianteira, onde o SUV chinês tem faróis circulares bem altos, passando a linha do capô, e uma grade em forma de “T” com barras verticais e outros dois conjuntos de luzes nas extremidades. Um visual um tanto diferente, à primeira vista.
Por outro lado, a traseira tem design mais comum, mas não menos chamativo. As luzes se estendem até o meio do porta-malas e são separadas pelo nome da marca. As quatro saídas de escapamento trazem um pouco mais de esportividade.
O interior, principalmente o console central, é bem parecido ao do SUV sueco. O console central tem quase o mesmo layout, inclusive, com uma alavanca de câmbio reduzida e porta-treco à direita. O painel digital também segue bem semelhante. A maior diferença está na parte central, com um controlador para o ar-condicionado e central multimídia com tela horizontal – no XC90 ela é vertical.
Apresentado primeiro em abril durante o Xangai Auto Show, o 09 será um SUV premium, e ficará entre os veículos da Geely e Volvo. Na China, onde será vendido primeiro, ele chega pelo preço de 265.900 yuans, algo próximo aos R$ 233.000. Vale lembrar que a Lynk & Co. é uma marca mundial, então é bem provável que o 09 chegue à outros mercados onde a empresa já atua, como Holanda e Alemanha.