Novo Suzuki Swift abandona câmbio manual e foca na eletrificação
Nova geração do Suzuki Swift é apresentada com design idêntico ao conceito e em quatro versões: três híbridas e apenas uma a combustão
Poucas semanas depois de aparecer como conceito no Salão de Tóquio, a versão de produção da nova geração do Suzuki Swift foi lançada no mercado japonês. A linha 2024 do hatch japonês passou reformulação visual na carroceria e no interior, pois é baseado em uma nova plataforma e agora também tem mecânica híbrida leve.
Em relação ao protótipo, nada mudou. Desde as rodas de liga leve até os acabamentos internos e externos, tudo está mantido. Mas na comparação com o antecessor, há mudanças notáveis. Uma delas está nas maçanetas das portas traseiras, que passam a ser convencionais quando antes ficavam escondidas na coluna C. A grade também foi remodelada, ficando menor e mais alta, enquanto os faróis ganharam novo design, menos arredondados.
Na traseira, as luzes também foram remodeladas, ficando um pouco menores, mas continua bem parecido com a geração passada. As versões eletrificadas ganham um toque especial: um detalhe cromado na grade, além do logotipo que indica o trem de força híbrido na parte de trás.
As dimensões do Swift 2024 são praticamente as mesmas da geração anterior. São 3,86 m de comprimento, 1,69 m de largura, 1,50 m de altura e uma distância entre eixos de 2,45 m.
No interior, o destaque é a tela de infoentretenimento touchscreen de 9 polegadas. O painel redesenhado introduz texturas brancas e, apesar da ausência de um painel de instrumentos digital, há uma pequena tela entre os mostradores analógicos para fornecer mais informações.
Os novos controles do ar-condicionado são compartilhados com outros modelos Suzuki. Acima dos porta-copos há um objeto estranho, que mais se parece com uma entrada para CDs, e ainda não teve sua função divulgada. O novo Swift também traz duas portas USB na cabine e um novo freio de mão eletrônico com função auto-hold.
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Em segurança, a nova geração do Swift vem equipada com uma câmera e sensor ultrassônico, que contribuem para o conjunto Suzuki Safety Support ADAS. Estão inclusos recursos como o frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestres, ciclistas, motocicletas e carros, câmera omnidirecional, monitoramento de ponto cego e alerta de tráfego traseiro.
O Swift 2024 estará disponível em três níveis de acabamento, o XG, Hybrid MX e Hybrid MZ. O modelo básico é equipado com um motor a gasolina, enquanto as demais versões têm configuração híbrida leve.
Embora as especificações detalhadas não tenham sido divulgadas, a Suzuki afirma que o novo trem de força Z12E com motor 1.2 de 3 cilindros consegue ser “muito efeiciente”, ao mesmo tempo que “oferece torque suficiente em baixas velocidades”. A inclusão de um motor-gerador elétrico ISG e uma bateria contribui para a redução do consumo de combustível.
Todas as versões do Swift 2024 com especificação japonesa serão equipadas com uma nova transmissão CVT, que promete ser mais confortável e silenciosa que a anterior. A tração é dianteira, mas uma opção de tração integral permanente também será disponibilizada como opcional. O preço e as especificações detalhadas do modelo ainda serão anunciados.