A Tesla revelou todos os detalhes do novo Model 3 Performance, a única que faltava após a atualização do modelo. A versão esportiva acompanha as inovações, principalmente estéticas, do modelo base, mas ganha um considerável aumento de potência e equipamentos que deixarão o carro-chefe de Elon Musk ainda mais empolgante.
Começando pelo design, é preciso estar atento aos detalhes para diferenciar o Model 3 Performance do modelo padrão. Como exclusividade, o esportivo ganha um novo para-choque dianteiro com pequenas entradas de ar nas extremidades e um discreto spoiler na traseira. Há também novo divisor dianteiro e difusor traseiro, e rodas de 20’’ forjadas para reduzir peso. As mudanças são poucas, mas a Tesla afirma que foram o suficiente para reduzir o arrasto em 5% e a sustentação em 36%.
O que realmente deixa o novo Model 3 Performance interessante é o novo conjunto mecânico. A marca atualizou os motores elétricos para chegar ao “carro diário e de alto desempenho perfeito”.
No geral, a potência contínua foi aumentada em 22% e o pico de potência subiu 32%. Já o pico de torque está 16% maior, enquanto o consumo de energia caiu 2% e o modelo conseguiu manter os 476 km de autonomia.
Isso significa que agora os dois motores elétricos (um em cada eixo) entregam juntos 517 cv e 75,56 kgfm. Logo, o tempo de 0 a 96 km/h (0 a 60 mph) cai para 2,9 segundos, superando os 3,1 segundos da geração anterior, e a velocidade máxima sobe para 262 km/h.
Mas não foram apenas os motores que foram melhorados. A Tesla também atualizou os freios e o chassi, deixando-o mais leve e rígido para melhorar o desempenho. Há também novos amortecedores adaptativos com hastes de pistão ocas, molas de aço de “ultra-alta” resistência e suportes superiores de suspensão mais rígidos.
As configurações permitem selecionar três modos de condução (Standard, Sport e Track) onde os amortecedores se adaptam em tempo real, de acordo com a proposta de cada um. O modo Track, mais voltado para esportividade, foi aprimorado e agora integra controles de motor, controles de suspensão, resfriamento do conjunto e o Controlador de Dinâmica de Veículo da Tesla em um sistema unificado.
O sistema de controle de tração teve suas configurações modificadas e agora permite que os motoristas explorem mais os limites do carro. Por fim, a divisão de torque sofreu alterações e agora prioriza o eixo traseiro.
Para o conforto, a Tesla trouxe novos bancos esportivos reforçados e com sistema de ventilação e aquecimento. Os ocupantes poderão curtir bem o som do sistema de áudio com 17 alto-falantes graças ao vidro acústico e os defletores e vedação da carroceria mais eficientes. Por fim, as tela da central multimídia tem 15,4 polegadas e o display para os passageiros do banco traseiro tem 8 polegadas.
O Model 3 Performance já está à venda nos EUA e em outros mercados e as primeiras entregas estão previstas para maio ou junho. O preço inicial é de US$ 52.990, aproximadamente R$ 272.000 em conversão direta, sem impostos.