Black Friday: assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Novo Toyota Prius C é hatch híbrido que pode te salvar em um apagão

O Aqua, como é chamado no Japão, conta com nova bateria duas vezes mais potente, garantindo uma autonomia de quase 38 km/l

Por João Vitor Ferreira
Atualizado em 20 jul 2021, 08h38 - Publicado em 20 jul 2021, 00h19
  • Seguir materia Seguindo materia
  • VIsão Frontal Toyota aqua
    (Divulgação/Toyota)

    A segunda geração do Toyota Prius C será lançada exclusivamente para o Japão, onde é chamado de Aqua. Além de uma nova bateria que dá suporte ao sistema híbrido, o novo hatch da Toyota também traz novidades que foram feitas pensando nesse mercado, mas que seriam de grande ajuda em qualquer parte do mundo.

    Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90

    Começando pela mecânica, onde o Toyota Aqua (vamos chamá-lo assim por conveniência) terá motor 1.5 aspirado da família Dynamic Force trabalhando junto com um motor elétrico. Mas a estrela do conjunto é a nova bateria de níquel-hidrogênio de alta potência, que chega a ser até duas vezes mais eficiente que sua antecessora, segundo a Toyota.

    Continua após a publicidade

    A nova célula permite que o híbrido registre consumo médio de até 37,8 km/l. Isso porque a nova bateria possibilita que o veículo atinja velocidades maiores antes de acionar o motor a combustão. Além disso, a nova plataforma TNGA-B também ajuda a melhorar a eficiência de combustível em cerca de 20%.

    Toyota aqua japones
    (Divulgação/Toyota)

    Todas as versões do novo Aqua, exceto a mais básica, terão o modo Confort Pedal, que nada mais é do que um freio regenerativo com atuação mais intensa, como a presente em carros puramente elétricos. Ele não só diminui a frequência com que o motorista precisa recorrer ao pedal de freio, como deixa o carro mais responsivo e regenera a energia da bateria mais rápido.

    Toyota Aqua traseira
    (Divulgação/Toyota)

    Pensando em uma forma de auxiliar os japoneses em situações de desastre natural, por exemplo, o veículo conta com uma tomada AC de 100V com 1500W de potência, que pode fornecer energia. Este recurso, normalmente associado a EVs puros, não chega a abastecer uma casa inteira como ocorre com a Ford F-150 Lightning, mas permitirá que o Aqua alimente aparelhos elétricos durante um blackout.

    Continua após a publicidade

    A opção de tração nas quatro rodas, pela primeira vez implementada na família Prius, também ajudará o motorista a conduzir nas estradas com neve durante o inverno.

    Dentro da cabine, a principal evolução está na distância entre eixos 5 cm maior, o que garante um pouco mais de espaço para quem viaja atrás. Os bancos da frente têm ajustes elétricos e são revestidos com couro sintético, e a central multimídia tem tela touchscreen de 10,5 polegadas.

    Continua após a publicidade
    Farol Toyota Aqua
    Quanto ao design, o Aqua é semelhante ao seu antecessor, com adição de maiores para-lamas traseiros, desenho mais esportivo para as janelas e faróis de LED mais inteligentes (Divulgação/Toyota)

    Na parte de segurança, o Aqua conta com a mais recente edição do Toyota Safety Sense, que agora também ajuda a prevenir colisões que ocorrem ao dobrar esquinas em cruzamentos. Além disso, também equipam o carro controle de cruzeiro, assistente de permanência de faixa e controlador de aceleração repentina.

    O Aqua também estreia o Toyota Teammate Advanced Park em um modelo compacto da marca. Esse assistente de estacionamento assume controle total do veículo na hora de estacionar e ainda é capaz de identificar objetos que estão na frente ou atrás do carro.

    Continua após a publicidade
    Painel Toyota Aqua
    (Divulgação/Toyota)

    Ao todo, o Toyota Aqua tem quatro versões, todas com opção de tração dianteira ou integral. Os preços variam entre $1.980.000 ienes (cerca de US$ 18.000 ou R$ 94.500) e $2.598.000 ienes (US$ 23.600 ou R$ 123.900).

    Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

    Continua após a publicidade
    Edição de julho
    A edição 747 de QUATRO RODAS já está nas bancas! (Quatro Rodas/Quatro Rodas)
    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou
    ou ainda

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.