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Novo Toyota Prius vira esportivo com carregador solar e painel inédito

Um clássico para os padrões elétricos, Toyota Prius ganha potência, interior novo e tecnologia para seguir relevante por décadas

Por Eduardo Passos
16 nov 2022, 12h06
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  • Lançado há 25 anos, o Toyota Prius seria um modelo longevo até para os padrões de carros a combustão; para um modelo híbrido, nem se fala. Mas a fabricante japonesa quer muito mais: o Prius acaba de chegar à quinta geração com novidades importantes, de olho em “mais 25 anos de sucesso”.

    Foi assim que pensaram os engenheiros da marca, na hora de escolher o que deveria ser mantido ou mudar em relação à geração passada, de 2015. Uma das coisas que se manteve, essencialmente, foi a silhueta do monovolume, com o longo vidro traseiro em caimento cupê unido a uma peça preta na tampa do porta-malas.

    Toyota Prius Plug-In Hybrid PHEV
    Placa solar no teto do Prius pode acrescentar até 1.250 km de autonomia por ano (Divulgação/Toyota)

    Já uma mudança significante está nas lanternas e linhas gerais da traseira, mais planas. A dianteira teve atualização semelhante, com novos faróis “pontiagudos” e para-choque mais clean. Estilo que, acredita a Toyota, é uma “beleza universal” que se manterá no futuro.

    Toyota Prius Plug-In Hybrid PHEV
    Toyota Prius Plug-In Hybrid PHEV (Divulgação/Toyota)

    A plataforma do Prius é a consagrada TNGA, mas houve série de incrementos para deixá-la mais próxima de uma arquitetura elétrica. Resultados incluem centro de gravidade mais baixo, suporte a pneus maiores e maior rigidez torcional.

    Motores

    A versão híbrida convencional do Prius chegará às concessionárias com duas opções de motores a combustão, uma delas o 2.0 que tem potência combinada de 193 cv (o torque ainda é desconhecido). Os dados do conjunto 1.8 não foram revelados, mas a geração anterior tinha 122 cv combinados.

    Toyota Prius Plug-In Hybrid PHEV
    (Divulgação/Toyota)

    Já sabemos, porém, que a versão híbrida plug-in do Prius terá desempenho de esportivo, graças ao 223 cv e torque (também desconhecido) que levam o modelo de 0 a 100 km/h em 6,7s. A bateria do modelo também foi aperfeiçoada, e segundo a Toyota a autonomia está 50% maior do que antes, algo na casa dos 60 km.

    Tecnologia atual

    Internamente, as melhorias foram notáveis, com o quadro de instrumentos central dando lugar ao conjunto de cluster e volante do bZ4x, um do Toyota mais modernos à venda. O modelo também recebeu painel totalmente novo, com pegada levemente esportiva e até luzes que piscam como parte do sistema de prevenção de acidentes.

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    Toyota Prius Plug-In Hybrid PHEV

    A versão PHEV do Prius, inclusive, traz carregador solar que pode acrescentar até 1.250 km de autonomia por ano. O sistema funciona principalmente com o carro parado, quando converte a radiação solar em carga nas baterias. Em movimento ele também funciona, mas para alimentar a bateria de 12 V.

    Toyota Prius Plug-In Hybrid PHEV
    (Divulgação/Toyota)

    A Toyota lançará o novo Prius no Japão no segundo trimestre de 2023. Em seguida, a variante híbrida plug-in e/ou convencional seguirá para outros mercados que podem incluir o Brasil, onde o HEV deixou de ser vendido em 2021 por ter a mesma mecânica dos Corolla e Corolla Cross. A potência extra poderá torná-lo interessante novamente.

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