O Toyota Yaris dedicado a países emergentes (diferente do vendido na Europa) chegou à sua quarta geração mais bonito e refinado do que nunca. Batizado de Toyota Yaris Ativ na Tailândia, onde foi revelado, o modelo cresceu e ficou mais tecnológico para seguir os passos do Honda City, seu principal concorrente.
Antes de mais nada, é preciso dizer que, apesar de o Yaris vendido no Brasil seguir o modelo tailandês, o futuro do modelo é incerto por aqui. Ou seja, são grandes as chances de que ele encerre seu ciclo no mercado brasileiro sem ganhar a nova geração.
O novo Yaris é feito sobre a plataforma DNGA, uma alternativa mais barata e menor à TNGA, já que se origina da Daihatsu, divisão de baixo custo da Toyota. Mesmo assim, o modelo ganhou ares mais sofisticados no visual e na mecânica.
A aparência do sedã tem forte influência do Camry, como no formato e na posição dos faróis full-LED, além da enorme grade com barras horizontais. O coeficiente aerodinâmico vai bem com seus 0,28.
De lado, o Toyota Yaris Ativ ganha um vinco bem marcado na altura das maçanetas e rodas diamantadas de 16 polegadas. O formato da carroceria, com um quê de cupê ou fastback, também é uma novidade no modelo, assim como a janela espia na coluna C.
Quando visto de traseira, o modelo em nada remete ao seu antepassado, mas sim ao seu concorrente da Honda. As lanternas têm formato simples, com iluminação totalmente em LED, e são interligadas por uma barra acima do rebaixo da placa. O para-choque, liso, tem apliques plásticos em suas extremidades que simulam saídas de ar.
“Interior luxuoso e cabine espaçosa”
É com a frase acima que a Toyota define a cabine do novo Yaris, apesar de também definir o modelo como “o carro amado do povo tailandês” por ser um modelo acessível.
Independentemente das palavras do setor de marketing da marca, é possível notar grande evolução no interior do sedã, que passa a ter um painel mais moderno, com traços retilíneos e uma mistura de materiais e cores – como o couro vermelho dos bancos e da parte superior do painel, disponível na versão mais cara, e a iluminação ambiente com 64 cores diferentes.
Ainda na cabine, mas para o lado da tecnologia, há central multimídia com tela “flutuante” de 8 ou 9 polegadas, Android Auto e Apple CarPlay, quadro de instrumentos digital de 7 polegadas, partida do motor por botão, piloto automático adaptativo e ar-condicionado digital automático com saídas traseiras.
A lista segue com alerta de colisão com frenagem automática, alerta de saída involuntária de faixa, freio de estacionamento eletrônico com função autohold, câmera dianteira para gravações, assistente de partida em rampas, alerta de tráfego cruzado traseiro e seis airbags.
Híbrido, mas não agora
Rumores apontam que o Yaris Ativ será equipado com um conjunto híbrido, formado por um motor 1.5 a gasolina e outro elétrico. A mecânica seria mais uma arma contra o City, além dos já citados visual e nível de tecnologia. No entanto, a Toyota não falou sobre a combinação, que deverá ficar para um segundo momento.
Por enquanto, o sedã tailandês terá unicamente o motor 1.2 de quatro cilindros com 95 cv e 11,2 kgfm, sempre com câmbio automático do tipo CVT com 7 marchas simuladas. São três modos diferentes de condução (Eco, Normal e Sport) e os freios são a disco nas quatro rodas.