Com estreia marcada, novo Volkswagen Polo GTI aparece em imagens oficiais
Homenageando fãs da linha, Volkswagen mostra detalhes do Polo GTI. Versão de topo do hatch aproveitará detalhes estéticos do Golf esportivo
Após ser apresentado em sua versão mais comportada, o Volkswagen Polo 2022 também apareceu do modo que mais gostamos. Em data simbólica, o novo Polo GTI teve as primeiras imagens reveladas pela VW e ainda ganhou data de lançamento no mercado europeu.
Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90.
O dia do anúncio coincidiu com o tradicional encontro da linha GTI que ocorre anualmente no lago Wörthersee, na Áustria. Como a edição de 2021 do evento, marcada para o último fim de semana, foi cancelada pela pandemia, a Volkswagen resolveu homenagear seus entusiastas divulgando os primeiros detalhes do esportivo nesta segunda-feira (10).
No que a fabricante classificou como “puro dinamismo e design expressivo” o hatch segue a estética da versão esportiva do Golf e, ao mesmo tempo que mantém a tradição da linha GTI, se conecta aos novos passos da fabricante.
A tradição predomina em questões cromáticas, por exemplo, com carroceria branca decorada em detalhes avermelhados que vão do clássico emblema na grade frontal à nova iluminação da grelha, adornada por faixas vermelhas junto aos leds diurnos que cruzam a dianteira de ponta a ponta. As rodas da nova geração também são visíveis e repetem o desenho utilizado no Golf esportivo.
Já em relação ao Polo convencional, a variante GTI recebeu modificações na porção dianteira inferior, onde a entrada de ar adotou o padrão “colmeia” semelhante ao do Golf. Como no irmão mais velho, os faróis são integrados à peça, gerando efeito geométrico na iluminação.
A Volkswagen não divulgou detalhes da traseira ou interior do carro, mas detalhou características que sustentam (ou ao menos ainda não descartam) a teoria de um GTI híbrido, como torque elevado e “dinâmica excepcional combinada à incrível utilidade cotidiana”. Tudo sem abrir mão de tração dianteira e chassi com ajuste esportivo.
Se tratando do topo de linha do modelo, o GTI tende a oferecer, também, o que de melhor já foi anunciado ao novo Polo, como faróis led Matrix criados pela Audi, luzes de seta dinâmicas, fartas telas multimídia e pacote IQ.Drive Travel Assist, com piloto automático adaptativo, assistente de permanência em faixa e outros sistemas de nível 2 de automação veicular.
Em termos mecânicos, o mistério continua, mas há apostas de que a atual geração do esportivo, com 200 cv de potência e 32,6 kgfm de torque graças ao motor 2.0 turbo, terá sua unidade de força aproveitada. No fim das contas, todas as especulações serão esclarecidas até junho deste ano, quando o novo Polo GTI será apresentado. Pouco depois o hatch será lançado no continente europeu – sem previsão de chegar ao Brasil.
Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.