BMW lança i4, sedã elétrico de até 544 cv que chegará ao Brasil
A empresa divulgou oficialmente o visual dos novos modelos. Entre eles está o M50, primeiro esportivo totalmente elétrico da marca que terá 544 cv
Depois de ter o seu conceito revelado em 2020 e ser apresentado em março deste ano, na conferência anual da empresa, o novo BMW i4 foi divulgado para o mundo em sua versão final de produção.
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A intenção da marca com o esportivo é ampliar a presença de veículos totalmente elétricos no mercado, visando a redução da emissão de gases poluentes. Para isso, a fabricante utiliza no i4 um visual parecido ao Série 4, repetindo seu estilo de cupê quatro-portas.
A chegada às lojas será em novembro e os clientes poderão escolher entre duas versões do novo modelo. A primeira delas será a eDrive40 e a segunda o M50, o primeiro elétrico da Motorsport, divisão esportiva da BMW.
O BMW i4 eDrive40 terá um motor com 340 cv (250 kW) e 43,8 kgfm, além de autonomia na casa dos 590 quilômetros no ciclo WLTP. O elétrico irá do repouso até 100 km/h em 5,7 segundos e seu consumo de energia elétrica fica entre 20 e 16 kWh a cada 100 quilômetros. Essa versão terá a clássica tração traseira e velocidade máxima limitada a 190 km/h.
Já o M50 terá satisfatórios 544 cv (400 kW) e 81,1 kgfm, além de 510 quilômetros de autonomia no ciclo WLTP. Sua aceleração de 0 a 100 km/h, com a função Sport Boost ativada, será em apenas 3,9 segundos. O consumo de energia ficará entre 24 e 19 kWh a cada 100 quilômetros percorridos. A versão topo de linha terá tração integral e velocidade máxima de 225 km/h.
As baterias utilizadas nos i4 vêm em células finas, de alta tensão e feitas sob medida para o projeto. Elas serão posicionada no assoalho do carro, com o intuito de diminuir seu centro de gravidade, e terão uma capacidade bruta de energia de 83,9 kWh.
Em relação ao carregamento, a unidade presente nos modelos permite o uso de estações de carregamento com saída de até 200 kW. Em cerca de 10 minutos de recarga, o alcance para a versão eDrive40 pode sofrer aumento de até 164 quilômetros — para a versão M50, o alcance pode aumentar 140 quilômetros nesse intervalo.
Em relação ao visual dos modelos, a polêmica grade estará presente, equipada com novos sensores e radares úteis à automação parcial. A BMW buscou mesclar aspectos esportivos e somá-los a um conceito de cupê e conforto e funcionalidade de um sedã.
As versões terão faróis estreitos, com faróis a laser da linha Laserlight opcionais. O modelo esportivo contará com detalhes característicos da Motorsport, para-choque dianteiro mais agressivo com o emblema da divisão, entradas de ar maiores e saias laterais pintadas em preto fosco, assim como a parte de trás dos retrovisores.
Pela primeira vez, a BMW divulgou fotos do interior do i4. O ambiente é equipado com vidros acústicos, bancos e volante esportivos de série, assim com amplas telas. O cliente terá uma vasta quantidade de opções para incluir na sua unidade, como aquecimento e ventilação dos bancos até o acabamento em couro Vernasca. Entre outros detalhes está o pacote M Sport Pro, iluminação ambiente e sistema de som da Harman Kardon, além de amplo teto solar.
Vale lembrar que, para a versão M50, está disponível o IconicSounds Eletric, sistema de som artifical do motor criado especialmente para EVs da BMW pelo compositor Hans Zimmer.
O i4 terá a oitava geração do sistema iDrive, com foco na sensibilidade ao toque. A central também poderá ser acionada pela voz utilizando o sistema de assistente pessoal da marca, que passou por um upgrade. São 12,3 polegadas para o cluster de instrumentos e 14,9 para a central multimídia. Os visores são curvos e a interface do usuário é comandada pelo potente BMW Operating System 8.0.
Os modelos contam oferecem integração às interfaces Apple CarPlay e Android Auto, abertura de portas e partida do motor via aproximação do celular e suporte à rede 5G. Além disso, estão disponíveis cerca de 40 assistências ao motorista, como aviso de colisão frontal e sistema de reação a semáforos.
Embora a empresa ainda não tenha falado sobre os preços sugeridos, espera-se que a versão eDrive40 tenha um custo aproximado de US$ 55.400 e a versão M50 chegue a US$ 65.900. Mais detalhes devem ser divulgados com o lançamento mundial ao final do ano.
BMW i4 eDrive40
- Motor: eixo traseiro, 340 cv, 43,8 kgfm.
- Câmbio: automático, de velocidade única com proporção fixa.
- Rodas: 225/55 R17 101Y XL (dianteira e traseira).
- Dimensões: 4.783mm de comprimento, 1.852mm de largura, 1.448 de altura.
- Peso: 2.125 kg.
- Aceleração de 0 a 100 km/h: 5,7 segundos.
BMW i4 M50
- Motor: um em cada eixo, total de 544 cv e 81,1 kgfm.
- Câmbio: automático, de velocidade única com proporção fixa.
- Rodas: 245/45 R18 100Y XL (dianteira) 255/45 R18 103Y XL (traseira).
- Dimensões: 4.783mm de comprimento, 1.852 de largura, 1.448 de altura.
- Peso: 2.290 kg.
- Aceleração de 0 a 100 km/h: 3,9 segundos.
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