Novos BMW M3 e M4 Coupé têm até 510 cv, tração integral e modo drift
Com lançamento, na Europa, previsto para o início de 2021, os esportivos têm motor de seis cilindros em linha biturbo e câmbio manual
Não se deixe levar apenas pelo visual polêmico dos novos BMW M3 e M4. Afinal, como em qualquer modelo da divisão esportiva, o principal destaque é o coração: neste caso, a mais nova geração do motor de seis cilindros em linha, biturbo, com 480 cv e 51 kgfm.
Para os puristas, ambos os modelos têm câmbio manual de seis marchas e tração traseira. Só que, na segunda metade de 2021, a marca deverá apresentar as versões Competition, com 510 cv, câmbio automático de oito marchas e tração integral.
Em termos de engenharia, o conjunto mecânico chama atenção pelo torque máximo, que está disponível de 2.650 rpm a 6.130 rpm – mérito da construção leve, dos compressores, do sistema de admissão otimizado e da injeção direta de gasolina a 350 bar de pressão.
Como reflexo das experiências da BMW (e da M Sport, é claro) nas pistas, os novos M3 e M4 têm um sistema especial de lubrificação: o cárter tem duas câmaras separadas e, nas situações necessárias, a bomba de óleo capta lubrificante “reserva”.
De acordo com o fabricante, os modelos conseguem chegar aos 100 km/h em apenas 4,2 segundos, enquanto a aceleração até 200 km/h leva 13,7 segundos. No caso das futuras opções Competition, os tempos são 3,9 s e 12,4 s, respectivamente.
E, pela primeira vez na história, será possível levar para casa o M3 (ou M4) com tração nas quatro rodas. Mas, ainda assim, o sistema xDrive – conectado ao diferencial ativo M – dá preferência ao eixo traseiro e oferece dois modos de atuação.
Basta acessar o menu de configurações para escolher entre as opções 4WD e 4WD Sport. No caso da segunda personalidade, é enviado ainda mais torque às rodas traseiras. Para os destemidos, ainda é possível desligar todos controles eletrônicos.
É claro que mais potência e maior velocidade em curvas exigem reforços estruturais para garantir mais precisão e melhor acerto dinâmico. Por isso, ambos os esportivos ganharam mais pontos de fixação no cofre do motor e novos sub-chassis.
O sistema de suspensão adaptativa assinado pela M Sport tem amortecedores eletrônicos de série, assim como sistema de direção Servotronic. Ambos os modelos também já têm pedal do sistema de freio com dois padrões diferentes de resposta.
Não bastassem os largos pneus 275/40 ZR18 na frente e 285/35 ZR19 atrás, os novos M3 e M4 têm para-choques mais envolventes, caixas de rodas mais parrudas e teto de fibra de carbono para aumentar a rigidez e baixar o centro de gravidade.
Na cabine, os bancos têm regulagem elétrica e, pela primeira vez, o sistema de ventilação sob revestimento de couro Merino. Opcionalmente, dá para incluir assentos tipo concha com estrutura feita com fibra de carbono em ambas novidades.
O pacote M Drive Professional também é vendido à parte e pensado exclusivamente para pista, com controle de tração capaz de ajustar dez modos, a função M Drift, que grava e avalia as rolagens nas curvas, e até um cronômetro para voltas.
Por meio do botão Setup no console central, o motorista também consegue acessar todas as opções de configuração de motor, chassi, direção e frenagem – dependendo da versão –, além de câmbio, assistências de direção e controle de tração.
De acordo com o fabricante bávaro, será possível salvar até duas diferentes configurações e gravar em teclas de acesso rápido, identificadas pelos comandos M Sport no volante.
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