A popularização cada vez maior do sistema keyless – com chaves de funcionamento presencial, sem a necessidade de contato com o miolo da ignição – pode criar algumas situações absurdas.
Por exemplo: você dá carona para algum(a) bêbado(a) ou brincalhão que resolve pegar sua chave e jogá-la pela janela com o carro em movimento. Ou então há uma troca de motorista – mas um deles esquece que está com a chave no bolso e sai andando. Já imaginou o que acontece?
Para descobrir, os caras do AutoVlog decidiram fazer um teste, utilizando como cobaia um Ford Fusion. O resultado foi surpreendente. Ao contrário do que alguns imaginam, por questões de segurança o carro não para de funcionar – neste caso específico, ele nem chega a avisar que a chave não está mais dentro do carro.
O aviso “no key detected” só surgiu ao estacionar o veículo, colocar o câmbio em posição P, abrir a porta e fechá-la em sequência.
Se você não tiver ideia de onde está a chave (ou onde ela foi jogada), os problemas realmente começam ao desligar o carro. No Fusion, surge um aviso para ligar o carro imediatamente, caso contrário a chave será necessária. Poucos segundos depois, não é mais possível dar a partida sem ela.
Claro que o exemplo do Fusion é pouco representativo dentro do universo de centenas de modelos que hoje são oferecidos com sistema keyless. Há relatos de carros que dão o aviso imediatamente, outros que não permitem que o veículo seja religado rapidamente, e outros que não permitem sequer que o carro seja desligado ou trancado.
E vocês leitores, já passaram por esse tipo de experiência? Deixem seus relatos nos comentários.