Os 10 superesportivos mais arrepiantes de Genebra
Em tempos de downsizing e carros ecologicamente corretos, supermáquinas com seus potentes (e gastões) motores de até doze cilindros ofuscaram
Um dos eventos automobilísticos mais importantes do mundo, o Salão de Genebra, na Suíça, serve de palco para grandes lançamentos da indústria. Em meio aos holofotes virados às novidades de grandes volumes, os superesportivos também têm espaço reservado.
Apollo Arrow
O superesportivo alemão é um dos destaques de Genebra. O estilo de linhas fluidas, que privilegiam a aerodinâmica, são a marca do Arrow – nome que, em tradução livre para o português, significa “flecha”, reforçando sua ideia de dinamismo. Com peso de apenas 1.300 kg, o modelo pode ir de 0 a 100 km/h em 2,9 segundos graças ao motor V8 4.0 (de origem Audi) de 1.013 cv de potência e 102 mkgf de torque. A transmissão é automática sequencial de sete marchas.
LEIA MAIS:
>> Bugatti Chiron: W16, 1.500 cavalos e mais de R$ 10 milhões na etiqueta
>> Lamborghini Centenario: 780 cv e apenas 40 unidades
Arash AF8 Cassini
O nome engana, mas este não é um modelo produzido nos países árabes. A Arash foi fundada na Inglaterra. O desenho pouco inspirado do AF8, menor modelo da marca, não faz dele um superesportivo pior que os outros. Pelo contrário, o motor V8 7.0 de 580 cv de potência e 65,8 mkgf de torque é combinado a um câmbio de seis marchas, para a alegria dos puristas, manual. Graças ao baixo peso de 1.200 kg, o AF8 vai de 0 a 100 km/h em cerca de 3,7 segundos, tempo menor que o de modelos de prestígio como o novato Aston Martin DB11.
Arash AF10 Hybrid
O Bugatti Chiron não é o único que impressiona em Genebra quando o assunto é números. Apesar da cara de Koenigsseg antigo, o AF10 está disponível em duas versões. A mais “básica” é equipada com um motor V8 de 558 cv de potência. Já a topo de linha é híbrida, combinando um motor V8 6.2 e outros quatro elétricos, resultando em assustadores 2.180 cv de potência. Porém, mesmo com números estrondosos, o AF10 ainda não chega no desempenho do Chiron: vai de 0 a 100 km/h cerca de 3 segundos – o Bugatti faz o mesmo percurso em 2,5.
Aston Martin DB11
O substituto do DB9 manteve o característico visual da saga DB, mas não disfarça a inspiração nos conceitos DBX e DB10 – este último criado especialmente para o filme “007: Spectre”. Na dianteira, a típica grade da Aston Martin e, na traseira, as lanternas curvas. O modelo é equipado com motor V12 5.2 de 608 cv de potência e 71,4 mkgf de torque, estes disponíveis cedo, a partir de 1.500 rpm. Em conjunto com a tração traseira e a transmissão automática ZF de oito velocidades, o DB11 é o Aston mais veloz já produzido em série: vai de 0 a 100 km/h em 3,9 segundos e chega a 322 km/h.
Chevrolet Corvette Grand Sport
A carroceria no exclusivo tom de cinza e os detalhes em azul caracterizam a configuração Grand Sport do Corvette. Dotado de rodas de 19 polegadas na dianteira e 20 na traseira, o cupê recebeu modificações nos sistemas de diferencial, suspensão e freios, além do motor V8 6.2 de 466 cv de potência. A transmissão? Manual de sete velocidades.
Koenigsegg Regera
Quase idêntico ao conceito apresentado em 2015, o Regera de produção foi apresentado em Genebra – mas não teve seus preços revelados, apesar de a Koenigsegg afirmar que já há uma quantia significativa de interessados. Com linhas fortes e área envidraçada que remetem a uma viseira de capacete, o superesportivo vai de 0 a 100 km/h, segundo a marca, em 2,8 segundos. Isso se deve ao motor V8 5.0 biturbo de 1.520 cv de potência e 203,9 mkgf de torque.
Lotus Evora Sport
Ele pode parecer um Evora comum, mas não é. Após uma dieta que resultou em menos 70 kg e modificações no motor, o modelo ficou ainda mais interessante. Em relação às configurações convencionais, são 10 cv de potência a mais, ou 415 cv totais extraídos do motor V6 3.5. Em conjunto com o torque de 41,8 mkgf, o modelo vai de 0 a 100 km/h em 4,2 segundos com câmbio manual de seis velocidades e 4,3 com transmissão automática opcional.
Lotus Exige Sport
Assim como o Evora Sport, o Exige perdeu peso e ganhou potência. O pequeno esportivo dispõe de 350 cv de potência e 40,8 mkgf de torque vindos do motor V6 3.5, que o leva de 0 a 100 km/h em aproximados 3,8 segundos. De série, o modelo é equipado com transmissão manual de seis marchas e oferece, como opcional, uma automática também de seis marchas.
McLaren P1
Mesmo com sua produção encerrada em dezembro de 2015, após ter concluído as 375 unidades, a McLaren reservou um exemplar especial para o Salão de Genebra. Pintado em um belo tom de azul, o superesportivo tem a carroceria toda composta por fibra de carbono. Como se não bastasse, o sistema de escape é de ouro 24 quilates.
Spyker C8 Preliator
Feito para suceder o C8 Aileron, o modelo marca o retorno da Spyker ao mercado mundial. Com visual e detalhes inspirados nos aviões de caça, o modelo passou por diversas modificações mecânicas e visuais em relação ao antecessor. O motor é um V8 4.2 de origem Audi com 532 cv de potência e 82,9 mkgf de torque. A transmissão padrão será manual de seis velocidades, sendo a automática ZF de seis marchas opcional. A marca diz que o modelo precisa de 3,7 segundos para ir de 0 a 100 km/h, atingindo, logo depois, a velocidade máxima de 322 km/h.