De jipão parrudo a esportivo que pula passando por carro que parece um pinguim. A indústria chinesa está investindo pesado em carros elétricos e as dezenas de fabricantes locais estão criando cada um a sua forma de se destacar.
O recente Salão de Xangai foi prova disso. Na feira foram mostrados carros como uma minivan futurista e um superesportivo com mais de 1.200 cv de potência. Clones também não ficaram de fora, como uma cópia do Fusca, que deu polêmica com a Volkswagen, e um bem inspirado no Renault Twizy. Conheça alguns:
Dongfeng M-Hero 917
Com pneus para lama, para-choques pronunciados e carroceria cheia de vincos, este jipão elétrico foi desenhado para impor respeito e, dependendo da versão, pode passar dos 3.800 kg.
Ele usa quatro motores, um para cada roda, que combinados rendem 1.088 cv de potência e são alimentados por baterias que dão autonomia superior a 505 km.
Há também uma opção híbrida que combina um motor 1.5 turbo a gasolina de 197 cv com outro elétrico de 816 cv. Juntos podem passar dos 800 km de autonomia.
GAC Hycan V09
Ainda um conceito, essa minivan futurista tem visual espalhafatoso que não deve ser mantido na versão de produção, mas tem alguns destaques tecnológicos que é bom ficar de olho.
As baterias, por exemplo, possuem um sistema elétrico de 800v e podem ganhar autonomia de 200 km com uma carga de apenas 5 minutos. Uma recarga normal, no entanto, pode dar alcance de 750 km à V09.
Outro destaque é a condução autônoma graças às mais de seis câmeras, 24 sensores e radares ultrassônicos e a laser ao redor da carroceria.
HiPhi Y
Seria mais um SUV médio elétrico comum se não fossem pelas portas traseiras. Elas funcionam da seguinte maneira: a parte de baixo abrem normalmente, se dobrando para a frente. Já a de cima —e levando parte do teto junto— se elevam com asas de gaivotas.
No mais, é um utilitário contemporâneo com duas opções de motores e baterias. Com motor único, tem 336 cv de potência. Com duplo, e tração nas quatro rodas, sobe para 504 cv.
FAW Bestune Little Horse
O pinguim mascote não é por acaso. O carro teve seu desenho inspirado na ave, apesar do nome ser uma tradução de “pequeno cavalo”.
O compacto de três portas não teve muitos detalhes revelados, mas foi mostrado com muitas opções de cores em Xangai e até em versão conversível. Também não faltaram detalhes lúdicos, como almofadas de pinguins e suportes para bonequinhos do animal no painel.
GAC Aion Hyper SSR
Chegar aos 100 km/h em 1,9 segundo é o objetivo deste superesportivo de quatro portas apresentado em Xangai. A marca é alcançada graças aos dois motores que, juntos, rendem mais de 1.200 cv de potência e 1.223 kgfm de torque.
Serão duas versões com os mesmos detalhes técnicos, mas uma com tração exclusivamente traseira e outra nas quatro rodas.
E o melhor disso tudo é que a empresa pretende vender o Aion Hyper por cerca de R$ 1,2 milhão, enquanto outros carros com esse mesmo desempenho custam pelo menos o dobro disso.
Hozon Neta GT
Este cupê de duas portas terá versões de um ou dois motores com potência chegando a 455 cv. O destaque vai para a autonomia que pode chegar a 660 km com uma carga.
Na opção mais potente, o Neta GT chega a 100 km/h em 3,7 segundos. A marca também prepara uma versão conversível para quando as primeiras unidades chegarem ao mercado chinês no segundo semestre.
BYD Yangwang U9
A dupla da BYD, começando pelo U9, deu o que falar no Salão de Xangai. O esportivo com mais de 1.300 cv inova com a suspensão adaptativa DiSus-X, que controla o movimento da carroceria em cada roda de modo independente, podendo dançar e pular, ou se adaptar ao traçado de cada pista, por exemplo.
O BYD YangWang U9 tem quatro motores elétricos de 325 cv, cada um montado em uma roda. A potência total é de 1300 cv e o torque chega ao pico de 130,5 kgfm. A promessa da BYD é que a aceleração de 0 a 100 km/h seja feita em menos de 2 segundos.
BYD Yangwang U8
A outra aposta da marca é este SUV imenso com 5,3 m de comprimento e 3,05 m de entre-eixos. Ele também usa quatro motores somando 1.115 cv.
Mas assim como o U9, o U8 também possui o controle individual da suspensão. Em um off-road, o equipamento é útil para, por exemplo, fazer com que o carro gire em seu próprio eixo sem sair do lugar.
A marca também promete que o U8 possa flutuar. As rodas continuam girando para direcionar o veículo em travessias de águas mais profundas. De toda forma, todo o sistema elétrico é à prova d’água para até 3 m de profundidade.
GMW Ora Ballet Cat
Apesar da originalidade recente dos chineses, a mania de copiar desenhos consagrados insistem em aparecer e a GWM quis copiar ninguém menos que o Fusca com a marca da subsidiária Ora
O assunto repercutiu na Volks. A marca anunciou que verificaria a existência de alguma violação de propriedade intelectual. Porém, esse tipo de processo é bem trabalhoso, principalmente na China, onde as leis nesse sentido são mais permissivas.
Em 2021, ainda como conceito, a Ora apresentou o Lightning Cat, que claramente teve seu visual inspirado de modelos Porsche, como o 911 e o Panamera, mas a empresa diz que buscou inspiração na natureza.
Rayttle E28
Essa cópia foi mais descarada. O Rayttle E28 é idêntico ao Renault Twizy e ainda oferece o mesmo desempenho por um menor preço.
O Rayttle E28 top de linha é alimentado por um motor elétrico que produz 10 cv, anda 130 km com uma carga e chega à máxima de 80 km/h. O Renault vendido na Europa tem 17 cv, chega aos mesmos 80 km/h, mas tem autonomia levemente menor, 100 km.