Os Eleitos 2017: Toyota tem a assistência técnica melhor avaliada
Toyota vence pela terceira vez em 17 anos. Volskswagen amarga a última posição
A vitória da Toyota foi esmagadora na pesquisa Os Eleitos 2017. A marca venceu sete dos nove critérios avaliados e teve a segunda melhor nota nos dois quesitos restantes, perdendo para Hyundai e Nissan no preço da mão de obra (único quesito no qual a Toyota ficou abaixo dos 90 pontos) e Honda na qualidade do atendimento.
Mesmo assim, o terceiro título da fabricante japonesa veio com uma pequena vantagem de 1,2 ponto para a Honda (94,7 x 93,5), ainda soberana, com 11 conquistas em 17 edições.
Vencedora inédita e surpreendente em 2016, a Hyundai fechou o pódio com uma média de 91,5. Na ponta de baixo, a VW caiu do 9º lugar de 2016 para a última posição. A Jeep foi quem mais evoluiu: passou da 11ª posição no ano passado para a 6ª em 2017.
No geral, a satisfação dos clientes com as redes foi inferior à obtida em anos anteriores: em 2015, a Toyota venceu com nota 97,8, enquanto em 2016 a Hyundai faturou com 98,4 pontos. Pode ser um indício de que o serviço piorou – ou, mais provável, que o nível de exigência dos clientes aumentou.
Ranking das fabricantes na opinião dos proprietários:
1° | Toyota | 94,7 |
2° | Honda | 93,5 |
3° | Hyundai | 91,5 |
4° | Nissan | 90,9 |
5° | Chevrolet | 90,6 |
6° | Jeep | 89,8 |
7° | Fiat | 86,9 |
8° | Renault | 86,6 |
9° | Peugeot | 85,9 |
10° | Ford | 85,8 |
11° | Volkswagen | 85,4 |
Os nove itens que formam a nota da assistência técnica:
- Disponibilidade de peças
- Prazo de realização do serviço
- Preço da mão de obra
- Assistência no pós-venda
- Qualidade de atendimento
- Pontualidade
- Transparência
- Relação custo-benefício na rede
- Qualidade do trabalho executado
Clique nos links abaixo para conferir os resultados de todas as categorias de Os Eleitos 2017:
- O grande campeão: Honda Civic
- Hatches compactos: VW Up!
- Hatches compactos premium: Peugeot 208
- Picapes médias e picapes leves: Toyota Hilux e VW Saveiro
- Sedãs compactos: Nissan Versa
- Sedãs médios: Honda Civic
- SUVs: Nissan Kicks e Hyundai Creta
Como se mede a felicidade do dono
Uma das razões que fazem Os Eleitos ser uma pesquisa diferente é seu critério de pontuação. Ele foi elaborado de maneira que se possam comparar modelos de segmentos distintos, analisando sempre o que o dono esperava e o que ele obteve depois da compra. Entenda como funciona:
Satisfação / Importância = Índice de satisfação
- índice acima de 100: o carro / a marca superou as expectativas
- índice em 100: satisfação corresponde exatamente à expectativa que o dono tinha antes da compra
- índice entre 100 e 80: expectativa foi razoavelmente atendida
- índice abaixo de 80: o proprietário está insatisfeito