Os novos SUVs da Jeep e Hyundai que chegam ao Brasil logo mais
Jeep Compass, Hyundai ix25 e New Tucson são flagrados em suas versões definitivas, prontas para serem lançadas nos próximos meses
É para São Tomé nenhum botar defeito: só vendo para crer. Graças a nossos leitores, aqui estão três SUVs prontos para lançamento, dos quais só havia até agora informação ou fotos de mulas. O primeiro é o irmão maior do Jeep Renegade, que será produzido na fábrica da FCA, em Goiana (PE). O leitor Evandro Bueno flagrou o SUV em frente a um restaurante na rodovia Fernão Dias, que liga São Paulo a Belo Horizonte.
Chamado internamente pelo código 551, esse modelo vem para substituir de uma tacada só dois SUVs da marca Jeep: Compass e Patriot. Mas seu nome comercial deverá ser mesmo Compass – que é o mais vendido dos dois no mercado americano, onde ele também será produzido. Inicialmente, seu lançamento mundial seria em maio deste ano, no Salão de Nova York, mas a FCA mudou os planos e, agora, a avant-première deve acontecer em novembro, no Salão de São Paulo.
LEIA MAIS:
>> Segredo: os novos SUVs compactos de Volks, Honda e Toyota
>> Impressões ao Dirigir: Hyundai ix25 / Creta
>> Mesmo obsoleto, Tucson é o 5° SUV mais vendido em 2016
O Compass usa a mesma plataforma da picape Fiat Toro, que por sua vez é derivada da plataforma do Jeep Renegade. Além das versões 1.8 flex e 2.0 diesel, o Compass deve trazer também uma opção 2.4 flex (chamado de Tigershark), com câmbio automático de nove marchas. Este motor, já utilizado no Renegade vendido nos EUA, possui cabeçote Multijet tem 184 cv e 24,2 mkgf com gasolina – números de devem melhorar ligeiramente na configuração flex. O propulsor também é cotado para equipar futuras versões da Toro e do Renegade por aqui.
Da Hyundai vêm as outras duas novidades: ix25 e o novo ix35. Camufladas, uma pode ser confundida com a outra, mas aqui é possível conferir as particularidades de cada modelo. O ix25 tem a grade dianteira menor e linha de teto plana, enquanto no ix35 a grade ocupa toda a área frontal e a linha de teto, curva.
O ix35 será o primeiro a estrear. Ele deve chegar em agosto, com o nome de New Tucson para não ser confundido com seus antecessores, Tucson e ix35, que foram aposentados lá fora, mas vão continuar em linha por aqui – o velho Tucson, por sinal, continua vendendo bem e já é o 5° SUV mais emplacado em 2016. O New Tucson será importado e vai custar mais caro que o Tucson e o ix35 nacionais. Ele terá novos motores 2.0 de 164 cv e 1.6 turbo de 175 cv.
O ix25 será lançado no Salão de São Paulo (10 a 20 de novembro). Derivado do HB20, mas com carroceria e entre-eixos maiores, ele herda motor (1.6 16V e 1.0 turbo) e câmbio do irmão. Na Ásia, onde já faz sucesso, concorre com Ford EcoSport e Renault Duster. Em nossas Impressões ao Dirigir feitas com um exemplar indiano, chamou a atenção a fartura de equipamentos, o bom espaço interno e o visual atraente.